Campina Grande sediará seletiva do Maior Torneio de Educação Profissional do Mundo

A partir deste domingo, dia 29 de julho, o Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, do SENAI, em Campina Grande, vai receber alunos de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e de São Paulo que estarão participando da Seletiva da WorldSkills.
No primeiro dia, os alunos participam de um momento de ambientação no local de prova. Nos dias 30, 31 de julho e 01 e 02 de agosto eles executam a prova e na sexta-feira, 03/08, serão premiados os melhores colocados.
Os alunos todos da modalidade de Modelagem de Protótipos participarão de provas, nos turnos manhã e tarde, das 08h às 16h, onde serão avaliados por suas habilidades técnicas e pessoais, por instrutores do SENAI que entre outros critérios observarão as qualificações de cada um, com base nas exigências do mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, exigidos dos profissionais que atuam nessa área profissional.
As provas simulam desafios do dia a dia da profissão (ocupação). O trabalho desenvolvido é avaliado por técnicos/avaliadores do SENAI que, ao término do tempo, conferem a pontuação de acordo com normas internacionais de qualidade.
Normalmente, um protótipo é utilizado como parte do processo de desenho do produto para que engenheiros e designers tenham a habilidade de explorar alternativas, testar teorias e confirmar o desempenho antes de iniciar a confecção de um novo produto. E o profissional técnico em Modelagem de Protótipos se envolve com o design, a criação, o teste e a modificação de protótipos, fabricando modelos com materiais diversos.
Os alunos que tiverem o melhor desempenho nas provas serão premiados, e o primeiro lugar fica habilitado para a fase de preparação para a Worldskills que será realizada na Rússia em 2019.
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas.
Grand Prix SENAI de Inovação
Simultaneamente a programação da Seletiva, de 01 a 03 de agosto, das 07h às 11h, os alunos do SENAI participarão no Núcleo de Eletroeletrônica, do CEP Prof Stenio Lopes, do Grand Prix de Inovação, onde terão que desenvolver ideias, protótipos e projetos de inovação, apresentando soluções para questões –desafios que estimulam a cultura da inovação. O objetivo da maratona é aproximar os alunos do mundo do trabalho.
Outro evento que o público poderá acompanhar no mesmo período será o Space (Torneio de Robótica, dos alunos do SESI e SENAI), que acontecerá de 31/07 a 02/08, no núcleo de Metalmecânica, das 08h às 17h, despertando nos participantes o interesse nas tecnologias e engenharias, áreas que fazem parte do novo cenário industrial.
Palestras e Talk Shows
Durante a Seletiva acontecerá ainda uma série de palestras, o Conexão Jovem, que será de 31 de julho a 02 de agosto, com o objetivo de desenvolver o perfil criativo e inovador dos alunos do SESI, SENAI e IEL, para a busca do desenvolvimento pessoal e profissional.
No dia 31, os alunos acompanharão, às 09h30, uma palestra sobre Atitudes Empreendedoras, que será proferida pela colaboradora do IEL – PB, Karina Régis, no auditório do Centro de Treinamento Rosiélio Porto.
Já no dia 01 de agosto, também às 09h30, no mesmo local, será abordado com os alunos o tema “Empreendedorismo e Sustentabilidade”, que será proferido pelo empreendedor Amarildo Silva Filho, que através de uma atitude empreendedora vem transformando pneus velhos, em camas para cães e gatos, gerando renda e reduzindo o impacto no meio ambiente.
A programação continua na tarde da quarta-feira, 01/08, às 15h30, com um talk show que abordará sobre Inovação e Criatividade, reunindo especialistas como Ingridt Millenna Vieira Dantas Miranda do Sebrae, e Alcione Valéria Bento da Silva do SENAI PB.
No dia 02, às 09h30, o tema Inovação e Criatividade será debatido novamente num Talk Show com a participação de Morganna Karoline Lúcio Alves Tito do Sebrae, e Alcione Valéria Bento da Silva do SENAI PB. E no turno da tarde, às 15h30 os alunos acompanharão a palestra “Habilidades Pessoais para a Indústria 4.0”, proferida pelo consultor do IEL-PB, Luiz Telles de Pontes Júnior.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5302.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial