Procase realiza entrega de animais a comunidade rural de São Domingos do Cariri

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizou nesta segunda-feira (17), a entrega de animais a pequenos produtores rurais do Sítio Porteiras, em São Domingos do Cariri. As ações objetivam potencializar a cadeia produtiva já existentes na região, auxiliando na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
De acordo com o com o Presidente da Associação de Moradores do Sítio Porteiras, Diógenes Fernandes, “Este momento que a comunidade de Porteiras vive é um momento histórico. A entrega desses animais simboliza o avanço que estamos tendo, fruto de mais um empreendimento do Procase. A nossa perspectiva é a produção do leite, da carne, não só para consumo próprio, mas também para comercialização, visando uma nova fonte de renda para as famílias”, destacou.
Além dos animais, as ações do Procase também beneficiam a comunidade com a perfuração de poço, implantação de um campo irrigado de produção de palma forrageira, aquisição de equipamentos para produção de forragem e tanque de resfriamento de leite, além de capacitações na área de caprinocultura e ovinocultura.
Ao todo foram distribuídos 96 animais entre os beneficiários, sendo eles: ovelhas das raças Dorper e Somali e cabras Pardas. O agricultor Gabriel Nascimento, do Sítio Porteiras, foi contemplado com três ovelhas e falou sobre a conquista: “Fiquei muito feliz. Agora vou ordenhar as cabras para produzir leite e futuramente fazer o comércio”, comemorou.
A Associação do Sítio Porteiras também abrange beneficiários da comunidade de Barra de Xandu. Gustavo da Silva Mendes foi um dos contemplados, recebendo três cabras e falou da expectativa de trabalhar com comércio leiteiro: “Nós em Barra de Xandu optamos somente pelas cabras já pensando na produção de leite e seus derivados”, afirmou.
As ações do Procase visam investir em empreendimentos produtivos na região do semiárido paraibano. Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas a economia rural local.
No território do Cariri Oriental o Procase apoia 17 projetos produtivos, em 10 municípios distintos, com atividades produtivas em ovinocaprinocultura, artesanato, apicultura e quintais produtivos, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões. Em toda sua área de atuação o Projeto possui 90 convênios com projetos produtivos em andamento, além de 05 convênios com cooperativas para implantação de sistemas de energia solar e aquisição de um caminhão frigorífico, ações distribuídas em cinco territórios, com um investimento total de mais de R$ 11 milhões.
O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Samantha Pimentel
samantha.pimentel@procase.pb.gov.br
https://www.procase.pb.gov.br/ | facebook.com/procasepb

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial