Veja locais e horários de celebração da Missa de Cinzas em Campina Grande e outras cidades

A Diocese Campina Grande celebrará na quarta-feira (06), às 17h, a tradicional Missa de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Missa será presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes. A missa prepara os católicos para a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Neste período, a Igreja pede que os fiéis intensifiquem as orações, o jejum e prática da caridade, buscando a conversão pessoal.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dos fieis faz lembrar que todos irão morrer um dia, lembrando a passagem Bíblica que diz que “somos pó e que ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19). Na Missa, durante o momento da imposição das cinzas, após a homilia, o presidente da celebração faz a imposição das Cinzas na cabeça dos fieis dizendo “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.

Tempo oportuno de oração, jejum e conversão, a Quaresma oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra de Deus, que ilumina o itinerário cotidiano dos fiéis. A Páscoa é a maior festa da Igreja, pois a Ressurreição de Jesus (vitória da vida sobre a morte) é o que dá todo sentido à fé.

A Quaresma tem duração de 40 dias, iniciando na Quarta-feira de Cinzas e terminado no Domingo de Ramos. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

MISSAS EM CAMPINA GRANDE
Seminário Diocesano – 19h30
Paróquia de Monte Castelo – 19h30
Paróquia São Francisco – 19h
Paróquia de Bodocongó – 7h e 19h30
Paróquia Sagrada Família – Rocha Cavalcante – 7h e 19h30
Paróquia do Alto Branco – 17h
Paróquia de São José da Mata – 8h
Paróquia das Graças – Liberdade – 19h30
Paróquia São Cristóvão – 19h30
Paróquia do Rosário – 19h30
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Catolé -19h30
Paróquia São Judas Tadeu – 9h30 e 17h
Paróquia Jesus Libertador – 19h30
Paróquia Santo Antônio – 19h30

OUTRAS CIDADES
Paróquia de Esperança 09h e 19h30
Paróquia de Montadas – 16h
Paróquia de Areial – 9h e 19h30
Paróquia de Boa Vista – 19h
Paróquia de Sumé – 19h30
Paróquia de São José dos Cordeiros – 16h
Paróquia de Pocinhos – 19h30
Paroquia de Boqueirão 19h30
Paróquia de Cuité – 19h30
Paróquia de Lagoa Seca – 19h
Paróquia de Monteiro – 9h e 19h30

Crédito fotos: João Saraiva
Pastoral da Comunicação
Diocese de Campina Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial