Funesc lança seleção para Festival de Artes Jackson do Pandeiro

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), lançou, nesta terça-feira (7), edital para seleção de propostas que irão compor a programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro. A solenidade aconteceu às 10h, no Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego.
O Festival de Artes Jackson do Pandeiro acontecerá no período de 25 a 28 de julho, como parte das comemorações do centenário de nascimento do compositor paraibano conhecido mundialmente como o Rei do Ritmo. Serão quatro dias de atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, cinema, feirinhas criativas. O evento deve contar com dois shows de nível nacional.
A programação do evento abrangerá oficinas, shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, palestras, exposições, lançamentos literários, mostras, encontros, entre outras atividades de formação artístico-culturais.

Jackson do Pandeiro
Nome artístico de José Gomes Filho, nascido em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919, e que passou boa parte da vida em Campina Grande. Começou a admirar a música por meio da sua mãe, a cantadora de coco Flora Maia, que colocou o filho para tocar zabumba aos sete anos. Seu primeiro sucesso, “Sebastiana”, na década de 1950, o lançou para o Brasil e para o mundo. Jackson chegou a fazer duetos e parcerias com nomes como Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti e ganhou o título de “Rei do Ritmo”. Ele morreu vítima de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília (DF).

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial