Se você sempre acorda no meio da noite precisa checar como está nível do cortisol

Despertar no meio da noite é algo bastante corriqueiro para muita gente, especialmente considerando uma rotina atripulada com momentos frequentes de estresse, mas se isso ocorre com frequência talvez possa indicar que você precisa dar uma atenção especial aos níveis de cortisol, hormônio específico que pode interferir na qualidade do sono.
Hormônio do estresse
Despertar no meio da noite, interrompendo o sono mais profundo que acontece entre 3h e 4h da madrugada, pode significar que seu hormônio do estresse, o cortisol, está alto. O estresse destrói células responsáveis pela aquisição e recuperação de memórias.
Durante períodos prolongados de estresse, várias substâncias químicas são liberadas no organismo, como este hormônio, que age negativamente no hipocampo, estrutura do cérebro fundamental para os processos associados à memória e produtividade.

Níveis de cortisol
De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, o cortisol, além de interromper o melhor dos sonhos, aumenta retenção de líquidos, glicemia, dentre outros maléficos.
Se essa situação de estresse se prolongar muito, as glândulas que produzem o hormônio podem entrar em falência, causando um cansaço imenso e metabolismo lento.

Dificuldade para dormir
• Ter muita dificuldade para dormir pode ter ligação direta com depressão
• Insônia e dificuldade para dormir são quadros comuns
• Dificuldade para dormir põe mulheres sob risco de 2 condições

Imagem: podis/shutterstock podis/shutterstock
MSN

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial