Exército abre seleção para ingresso ao Instituto Militar de Engenharia

Uma boa oportunidade para quem está terminando o ensino médio ou para quem fez curso de engenharia civil ou outras especialidades na área. O Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação (CFG). No total, foram disponibilizadas 98 vagas e as inscrições vão até o dia 15 de agosto. Realizado no Rio de Janeiro, o CFG tem a duração de cinco anos letivos e é destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio.
Além de graduação em uma das especialidades de engenharia, o indivíduo terá, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). As especialidades de Engenharia oferecidas são: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Durante os dois primeiros anos, o aluno passa por um ciclo básico. Depois, será possível escolher uma especialidade, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato no referido ciclo e de acordo com o número de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Para concorrer, é necessário estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio. As vagas são para ambos os sexos. Para a ativa são 74 vagas, com os candidatos devendo ter idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME. Já os candidatos que optarem pela reserva poderão disputar 24 vagas. Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e máxima de 21, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.
A primeira etapa do processo é constituída por provas objetivas, no dia 12 de outubro com aplicações realizadas nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo e Vila Velha. Os benefícios para os alunos da ativa são Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial