Fiep é parceira da UFPB em programa de doutorado acadêmico que vai estimular a inovação nas empresas paraibanas

Com a proposta de aproximar o setor produtivo da universidade estimulando a inovação nas empresas e consequentemente o crescimento econômico e o desenvolvimento social, a Universidade Federal da Paraíba – UFPB realizou nesta segunda-feira, 27/08 uma reunião de lançamento oficial do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI.
A reunião aconteceu no auditório do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, e contou com a participação da pró-reitora de Pós-graduação da UFPB, Maria Luiza Alencar, a gerente Executiva de Articulação Institucional da FIEP, Denise Gadelha, além de empresários convidados pela Federação. Na ocasião foram apresentadas as expectativas e esclarecidas dúvidas em relação ao Doutorado.
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP foi responsável pela apresentação do Edital do Programa aos empresários da Paraíba, que receberão os doutorandos para o desenvolvimento dos projetos de Inovação.
“O objetivo do Programa é fazer com que a Universidade junto com as empresas façam pesquisas aplicadas durante o doutorado. Então para o doutorando que entra nesse edital, ele deve ter uma empresa que aceite o desenvolvimento do projeto de pesquisa dele. Para isso ele vai receber uma bolsa do Ministério da Educação durante os 04 anos, e a empresa pagará uma contrapartida, neste período”, explicou Denise.
A gerente Executiva de Articulação Institucional explica que a FIEP teve um papel essencial no sentido de apresentar o edital para os empresários, e muitos deles aceitaram o convite e abrirão suas empresas para receber os doutorandos que irão desenvolver inúmeras pesquisas através do Programa.
O Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, direcionado a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial. O propósito do DAI é contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial