Você sabia? Lavadoras de alta pressão economizam água. Equipamentos são usados tanto para limpezas domésticas como higienização

Motivados pelas novas práticas sustentáveis e regras ambientais, fabricantes ao redor do mundo passaram a se preocupar com o desenvolvimento de eletrodomésticos com menor impacto ao meio ambiente. Esse movimento também foi acompanhado pelos consumidores, ávidos por soluções menos caras e com maior responsabilidade social e empresarial. Um dos exemplos são os modelos de lavadoras de alta pressão, um equipamento ideal para a remoção de partículas aderentes em vários tipos de superfícies.
Além de ser uma opção prática para higienizar piscinas, veículos e calçadas, o maior diferencial desses aparelhos está na economia de água, de energia, e, consequentemente, da conta de luz no final do mês. Estima-se que uma lavadora de alta pressão consome, em média, cinco litros por minuto, contra os 20 a 30 litros gastos pelas mangueiras tradicionais. Isso pode representar uma economia de até 80% na conta de água de uma pessoa.
Alguns modelos vão além e até permitem a reutilização de água de cisternas ou reservatórios, por meio de uma mangueira de aspiração como acessório. Tudo isso só é possível porque tais eletrodomésticos possuem alta vazão e alta pressão, facilitando o processo de remoção de sujeira em um menor tempo, se comparado com o método tradicional de limpeza. Outra vantagem apontada pelos fabricantes é o fato de não ser necessário muito esforço físico para a lavagem.
Antes de escolher o produto, no entanto, é preciso entender para qual tarefa ele será utilizado. Existem vários modelos no mercado e com diferentes objetivos: limpezas profissionais e industriais, higienização de residências, campos e piscinas, e outras finalidades. Depois de definir exatamente qual será o uso do eletrodoméstico, fica mais fácil procurar pelas opções disponíveis no mercado.
As lavadoras de alta pressão são constituídas de motores de indução ou motores universais. O primeiro caso é mais indicado para limpezas profissionais, já que os motores são mais pesados e possuem rotação mais baixa. Os universais, por sua vez, são mais leves e possuem rotação mais alta. Por este motivo, são indicados para limpezas domésticas e menos complexas. Também fique de olho nas bombas oferecidas, normalmente divididas em duas categorias: axial e radial.
A bomba axial é recomendada para limpezas em domicílio, por ser mais leve e compacta. O movimento dos pistões, neste caso, é realizado por meio de movimentos circulares. Já no caso da bomba radial, o uso mais frequente é em indústrias. Ela é mais robusta e mais pesada, funcionando com a movimentação direta dos pistões.
Também é necessário observar os acessórios que acompanham a lavadora para se certificar de que ela supre todas as necessidades. Em alguns casos, será preciso adquirir outros itens. Normalmente o eletrodoméstico é vendido com bicos reguláveis (com jatos mais delicados e concentrados), bicos esponja (para a limpeza de áreas mais sensíveis sem o risco de arranhões, como vidros), bicos escova (com saída da água pelas cerdas, facilitando a higienização de áreas que precisam ser esfregadas), e outros acessórios.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial