Senai e Instituto Alpargatas vão capacitar jovens de CG na área de marcenaria sustentável

Na última segunda-feira, 16/09, o SENAI através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, em parceria com o Instituto Alpargatas lançaram o curso de Marcenaria Sustentável, em Campina Grande.
Durante o lançamento, foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Antônio Carlos Torres, que está funcionando na Rua Aprígio Veloso, no bairro Universitário. O curso iniciado no dia 16 de setembro tem carga horária de 80 horas, e acontecerá até o dia 24 de outubro, das 18h às 21h.
A proposta é atender uma turma de 16 profissionais que residem em comunidades atendidas pelo Instituto, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para confecção de móveis em pallets obedecendo às especificações e normas técnicas e critérios ergonômicos para utilização dos móveis que serão produzidos e doados as escolas públicas do município de Campina Grande.
Os pallets usados nas aulas são sobras do processo industrial da Alpargatas, e ganharão formas e uso, se transformando em mesas, cadeiras e móveis utilitários que serão usados nas escolas da rede municipal.
O diretor Executivo do Instituto Alpargatas comentou que o curso além de promover o desenvolvimento social, reforça a preocupação das instituições envolvidas com o meio ambiente. “Empenhado com desenvolvimento sustentável das comunidades onde a ALPARGATAS está presente, o Instituto Alpargatas, lança, em parceria com o SENAI – PB e a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande, o curso de Marcenaria Sustentável. Relevante iniciativa que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade do planeta”, disse Berivaldo Araújo – Diretor Executivo do Instituto ALPARGATAS.
Durante as aulas, os participantes vão ser preparados para organizar o ambiente de trabalho seguindo normas Técnicas e de segurança do trabalho; Confeccionar o móvel conforme as exigências requeridas no projeto; Realizar acabamento final no móvel de Pallet, e avaliar os móveis, etapas que compreendem o processo de fabricação dos móveis.
Os profissionais serão multiplicadores do Instituto Alpargatas, e receberão certificação através do SENAI que estruturou todo o curso de Marcenaria Sustentável, com a proposta de aproximar o Mundo do Trabalho ao mundo da educação formando profissionais que mobilizem conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de confeccionar móveis e objetos de pallets, em todo seu processo fabril por meio de projetos e especificações técnicas, operando equipamentos manuais e elétricos, seguindo as normas técnicas, de segurança, ergonômicas e ambientais.
Gustavo Andrade, gerente do CITI comentou que a parceria com o Instituto Alpargatas é mais uma ação voltada para o fortalecimento da indústria, e uma contribuição para a Alpargatas que tem sido decisiva no desenvolvimento econômico de Campina Grande. “Essa ação é mais uma oportunidade de cumprirmos com o propósito do SENAI, de fortalecer a sustentabilidade da indústria, atuando como agente transformador da sociedade. O SENAI forma os voluntários para a continuidade do projeto, acompanha o andamento das novas turmas e certifica os profissionais qualificados, de forma que essa é uma singela contribuição que damos a Alpargatas que tanto colabora para o desenvolvimento econômico da nossa região”, disse.
O curso é voltado para jovens com idade mínima de 16 anos, e que tenham pelo menos o 6º ano completo do Ensino Fundamental, todo o processo de seleção dos alunos será realizado pelo próprio Instituto Alpargatas.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial