Como a internet pode ajudar na escolha da profissão? Foco na pesquisa e visitar sites especializados são algumas dicas

Os estudantes que acabaram de terminar o Ensino Médio, muitas vezes, ainda não conseguiram se decidir sobre qual caminho profissional desejam seguir. A pressão da família, de amigos e professores pode até prejudicar o aluno nessa busca. Mas existem vários métodos e formas de encontrar uma carreira, e uma delas é com a ajuda da internet. Embora exista uma grande oferta de conteúdo e informações, é necessário ter sensibilidade para discernir e lidar com a qualidade das páginas.
Para quem está totalmente perdido e não sabe por onde começar, a dica é iniciar pelo processo de autoconhecimento. Procure saber com quais atividades você se identifica e quais são seus interesses e hobbies, para só depois começar a fazer uma pesquisa mais focada em algum curso específico. Na própria internet existem testes gratuitos para avaliar o seu grau de aderência a uma determinada carreira.
Esses questionários online são diferentes daqueles aplicados por um psicólogo ou profissional de orientação profissional. Mas, se forem baseados em uma teoria ou em um determinado método, podem ser extremamente benéficos. Procure por avaliações de carreira em projetos educacionais e instituições de ensino que têm mais credibilidade.
Para buscar mais informações sobre os cursos, é possível visitar sites especializados, com informações sobre as melhores universidades, mercado de trabalho, dicas e sugestões sobre como escolher uma carreira, entre outros dados úteis para quem precisa de orientação profissional.
Vários profissionais também divulgam dicas e falam sobre a sua área de atuação. Pesquisar por canais de YouTube, páginas e perfis em redes sociais como Facebook e Instagram são algumas das recomendações para quem deseja ter um contato mais próximo para se informar sobre o dia a dia de determinadas carreiras. Também é possível buscar por hashtags específicas relacionadas à orientação profissional e à carreira.
Quando for pesquisar conteúdos em sites de busca como o Google, o indicado é ter um foco específico. Elabore em um documento de texto ou em uma planilha as informações de que precisa, como duração do curso, áreas de atuação, grade curricular de uma determinada universidade, nota de corte, entre outras. Usar a pesquisa avançada também pode ajudar, já que é possível excluir termos da busca, assim como pesquisar por uma frase exata.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial