Mundo Senai: evento dá dicas sobre cursos e mercado de trabalho

O que você pensa quando ouve a palavra indústria? Se a resposta foi máquinas e ferramentas, temos uma notícia para você: o setor industrial vai muito além dessas coisas. Hoje, contamos com muitos avanços e desenvolvemos soluções que atendem diversas áreas como saúde, infraestrutura, educação, entre outras. Quer saber como?
Nos dias 21 e 22 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai tirar essas e outras dúvidas na 11ª edição do Mundo SENAI. O evento – realizado em todo país – oferece palestras, workshops, visitas guiadas, minicursos e outras atividades para apresentar o dia a dia industrial para toda população.
Gratuito, o Mundo SENAI pretende despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, por meio de cursos técnicos, além de incentivar as parcerias entre indústrias e o SENAI. Em 2018, por exemplo, cerca de 280 mil pessoas visitaram as unidades em todo o Brasil. Entre elas, estavam estudantes das redes pública e privada, empresários e a comunidade local.
Para a gerente de Inteligência de Mercado do SENAI, Daniela Bernardon, o evento é importante para desmistificar a imagem que muitos criaram deste setor e mostrar para os jovens como, de fato, funciona o ensino técnico da instituição.
“Na maioria das vezes, o visitante não tem tempo de ir até uma unidade, entrar e conhecer. Acha que a indústria se resume a um torneiro mecânico sujo de óleo, sendo que, na verdade, hoje podemos desenvolver em nossos laboratórios desde chips microscópicos até próteses”, conta Bernardon.
Ela afirma também que uma das propostas dessa edição é mostrar a qualidade do ensino a distância (EaD). “Algumas pessoas entendem a educação a distância como um ensino mais superficial e não é bem assim. No SENAI, queremos mostrar que o EaD tem a mesma qualidade que um curso presencial. A certificação é a mesma no final do curso”, explica a gerente.

INDÚSTRIA 4.0 – Este ano, o Mundo SENAI mostrará ainda que a instituição está inserida e preparada para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigem novas formas de trabalho e profissionais com mais habilidades e competências.
No Amazonas, por exemplo, o doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Marcus Pelegrini, fará a palestra “Desvendando a Indústria 4.0: Uma oportunidade para a produtividade”, na Escola SENAI Antônio Simões. Confira a programação completa do estado no site do SENAI do Amazonas.
Quem participar do Mundo SENAI no Mato Grosso do Sul, terá acesso aos novos cursos técnicos em Internet das Coisas e em Informática para Internet. Veja outras atividades no site do SENAI do Mato Grosso do Sul.

MUNDO SENAI – O Mundo SENAI valoriza a inovação e a evolução constante do ensino, promovendo a carreira na indústria como opção rentável e significativa. Venha explorar as oportunidades na indústria, conhecer os projetos inovadores e buscar orientação profissional completa no site do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial