Boqueirão ganha quase 20 mi de metros cúbicos de água em três dias

O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 22,17% de volume nesta terça-feira (4), o que equivale a 103,41 milhões de metros cúbicos de água (m³). No último sábado (1°), o reservatório tinha 84,45 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas do fim de semana, houve ganho de 18,96 milhões de m³. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades próximas.
O manancial está recebendo recargas desde janeiro deste ano. Segundo a meteorologista da Agência executiva de águas (Aesa), Marle Bandeira, as chuvas representam um padrão dentro da média para este período do ano.
“O período de chuvas é de fevereiro a maio [na parte oeste do estado], portanto, é normal que as regiões do Cariri e Sertão recebam água”, disse. A tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano.

Chuvas na Capital
Um deslizamento foi registrado na Barreira do Castelo Branco, em João Pessoa, na manhã dessa segunda-feira (3). O problema é recorrente em dias de chuva. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das faixas do quilômetro 18 da BR-230, no sentido João Pessoa/Cabedelo.
Em outro trecho da BR-230, no quilômetro 27, foi registrado um engavetamento envolvendo quatro veículos. A PRF acredita que o acidente ocorreu em decorrência das chuvas e do serviço de retirada da terra que desmoronou da Barreira do Castelo Branco. Ninguém se feriu.
Também por conta das chuvas, o trânsito ficou intenso e lento na Avenida Beira Rio, sentido bairro/Centro, um dos principais corredores da cidade. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), também houve lentidão no tráfego na Principal dos Bancários; no Viaduto das Três Lagoas; e em trecho da BR-230 próximo a uma empresa varejista.

Previsão do tempo
De acordo com a previsão da Aesa, na manhã desta terça-feira (4), houve uma sensível redução na nebulosidade em grande parte do estado da Paraíba. No entanto, a alta concentração de umidade presente no ar associada ao calor deixará o tempo propício à ocorrência de chuvas localizadas no fim do dia.
O Agreste do estado está com nebulosidade variável. Poderão ocorrer pancadas de chuvas pontuais. A máxima é de 32° C e mínima de 22° C. No Brejo, a máxima é de 30° C e a mínima de 22° C.
No Cariri, a máxima é de 35º C e a mínima de 21º C, com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas pontuais. No Litoral, máxima de 32° C e mínima de 25º C.
No Sertão do estado, terá ocorrência de chuvas pontuais apenas no fim do dia. Máxima de 37° C e mínima de 24° C. Na região do Alto Sertão, poderá ocorrer chuvas no fim do dia; a máxima é de 36º C e a mínima de 23º C.
Foto: Chico Martins/Jornal CORREIO
Portalcorreio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial