5 dicas para se livrar definitivamente das dívidas

Se a cada mês a conta não fecha e as dívidas continuam batendo à porta, é hora de tomar uma atitude e se livrar definitivamente das contas. Considerando que limpar o nome sujo é um desejo dos 62,4 milhões de donos de CPFs negativados, como é possível ter uma vida financeira equilibrada? Confira, agora, cinco dicas úteis e práticas para colocar as finanças em dia:

Adquira conhecimento. Se você procurar, perceberá a grande quantidade de canais na internet que fala sobre finanças, controle de gastos e investimentos. A dica aqui é: siga os perfis que mais facilitam o seu entendimento sobre economia, finanças pessoais e realidade financeira, e busque colocar em práticas as instruções em seu próprio orçamento. Com essas informações em “mãos”, você conseguirá gastar e aplicar seu dinheiro corretamente.

Saiba o total da dívida. Para colocar a vida financeira em ordem e se livrar, definitivamente das dívidas, é essencial saber o quanto deve. É uma atividade que causa mal-estar e certo desgaste emocional? Sim. Mas entender com clareza qual o valor e para quem você deve é a melhor forma de visualizar sua realidade financeira. Somente com essas informações, será possível iniciar o pagamento dos débitos em atraso e começar a colocar as finanças em dia.

 

Renegocie os débitos. Uma vez que você já sabe o total da dívida, agora é hora de tomar decisões. É possível renegociar alguma pagando o valor à vista, com desconto ou abatendo juros? Se sim, muitas vezes, optar por um empréstimo para a quitação do valor pode ser o caminho mais indicado. Há muitas instituições que fazem empréstimo para negativado, e você pode simular para saber que as parcelas cabem no seu bolso. Com isso, você se livra do novo sujo e começa um novo ciclo em sua vida financeira.

Faça mais dinheiro. Se o salário não está sendo suficiente para pagar todas as contas, é fundamental começar um plano de renda extra. Se você tem roupas, aparelhos eletrônicos, livros, colecionáveis e eletrodomésticos que não usa mais, ou sabe fazer bolos, brigadeiros, tortas e outros quitutes é hora de oferecer para parentes, vizinhos e amigos e guardar esse dinheiro para uní-lo ao salário e quitar pequenas dívidas.

 Planeje o futuro. É bem verdade que, nesse momento, realizar o pagamento das dívidas atrasadas seja prioridade. Mas, começar a planejar o futuro renderá dias mais tranquilos no amanhã. Por isso, criar uma reserva de emergência, poupando um pouquinho a cada mês, é o próximo passo para se livrar definitivamente das dívidas. Isso porque, diante de um imprevisto você terá condições de intervir sem criar outras contas a pagar com empréstimos e cartões de crédito, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial