‘Feriadão’ em Campina fecha ruas, bancos, limita supermercados e para ônibus

Para conter o avanço do novo coronavírus em Campina Grande, ‘forçando’ um isolamento social mais rígido na cidade, o feriadão antecipado pela prefeitura começa nesta sábado (30). Não serão oferecidos serviços de transporte, comércio, bancos e algumas ruas estarão fechados, e o acesso aos supermercados será limitado. Serão cinco dias de paralisação das atividades, finalizando apenas na quarta-feira (3).
Além do fim de semana, Campina Grande antecipou três feriados que seriam comemorados posteriormente na cidade. Na segunda-feira (1º), será o Dia de Corpus Christi; na terça (2) será, o Dia de São João; e na quarta-feira (3), será comemorado o Dia de Aniversário da Paraíba, que acontece tradicionalmente no dia 5 de agosto.

Substituição de feriado
Em uma trasmissão nas redes sociais nessa segunda-feira (25), o prefeito da cidade, Romero Rodrigues (PSD), havia informado que a data a ser comemorada na terça-feira (2) seria o Dia de Finados, mas, em uma edição extra do Semanário Oficial, houve uma errata sobre a data, substituindo a antecipação do Dia de Finados para o dia de Aniversário da Paraíba.

Transporte suspenso
O Decreto Municipal assinado por Romero determina a suspensão de todos os serviços não essenciais, além da proibição da circulação do transporte público coletivo e também dos privados, a exemplo dos motoristas por aplicativo e os moto-táxis.
No fim da tarde dessa quinta-feira (28), a prefeitura anunciou uma parceria com o aplicativo 99, plataforma que promove a intermediação da contratação do serviço de transporte de passageiros prestado por taxista e por motorista particular no Brasil, para assegurar transporte aos profissionais de saúde de Campina Grande durante o “feriadão” de 30 de maio a 3 de junho.
Segundo a prefeitura, a parceria não implica em custo para o Município e foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande. O serviço funciona a partir da doação de 1 mil vouchers feita pelo app 99 à Secretaria de Saúde, que vai destinar exclusivamente aos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19. Cada “promocode” tem o crédito de R$ 15. O servidor da SMS receberá um código para utilizar o serviço.
Mesmo com a parceria entre a prefeitura e o app 99 definida para o período de cinco dias do “feriadão”, a validade dos vouchers chega a 14 dias, segundo a assessoria da empresa.

Mais restrições
Na tarde dessa quinta-feira (28), Romero Rodrigues lançou um novo decreto ampliando as restrições na cidade para o período do feriadão. De acordo com o decreto, os bancos só poderão funcionar nos próximos dias 2 e 3 de junho para fazer exclusivamente o pagamento do auxilio emergencial do Governo Federal.
Já os supermercados e demais serviços considerados essenciais só poderão funcionar de modo presencialmente até as 14h. Após isso, só serão permitidas as compras via serviços de entrega a domicílio. O sistema de delivery só está autorizado para funcionar durante o feriadão para as empresas do setor de gêneros alimentícios, farmacêuticos, restaurantes e congêneres.
Poderão funcionar, de sábado (30) a quarta-feira (3), excepcionalmente, os laboratórios de análises clínicas do município, por serem considerados essenciais neste momento da pandemia.

Interdições de ruas
Foi determinado também a interdição de ruas e avenidas no Centro da cidade, restringindo o trânsito de pessoas e veículos. As únicas exceções serão em alguns pontos do Centro, para as pessoas que, comprovadamente, são contempladas com a ajuda emergencial, e, de maneira geral, para os profissionais do setor de saúde ou das áreas essenciais.

Serão interditadas as seguintes ruas e avenidas:
• Avenida Floriano Peixoto com a rua Rui Barbosa;
• Rua Vidal de Negreiros com a rua João Loureço Porto;
• Avenida Floriano Peixoto com a rua Peregrino de Carvalho;
• Viaduto Elpídio de Almeida com a Avenida Floriano Peixoto;
• Praça Cristiano Lauritzen com a rua Tavares Cavalcante;
• Rua João Pessoa com a rua Marquês do Herval e rua Sete de Setembro;
• Rua Getúlio Vargas com a rua Miguel Barreto;
• Rua Índios Cariris com a rua João Pessoa;
• Rua Epitácio Pessoa com rua Vigolvino Wanderley (com exceção para os que vão receber auxílio emergencial )
• Rua João Leôncio com a rua João Alves de Oliveira.

Serão interditadas as seguintes ruas e avenidas para o tráfego de pessoas:
• Avenida Floriano Peixoto com a rua Cristóvão Colombo;
• Avenida Floriano Peixoto com a rua Tavares Cavalcante;
• Rua Giló Guedes com a rua Marcílio Dias;
• Rua Giló Guedes com a rua Dr. Carlos Agra;
• Rua Giló Guedes com a rua Quebra Quilos;
• Rua Florentino de Carvalho com a rua Ulisses Gomes;
• Rua Afonso Campos com a rua Vila Nova da Rainha;
• Rua Duque de Caxias com a rua Dom Pedro II;
• Rua Montevidéu com a Avenida Barão do Rio Branco;
• Rua Duque de Caxias com a Avenida Barão do Rio Branco
Portalcorreio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial