Dicas imperdíveis para quem deseja comprar um apartamento em João Pessoa

 As etapas para quem deseja sair de vez do aluguel e comprar o primeiro apartamento estão menores. Isso porque hoje está mais fácil conquistar o acesso ao crédito, com juros menores e ainda cerca de 35 anos para realizar o pagamento.

As parcelas e as taxas a serem cobradas ainda tem alguns pontos que merecem atenção, mais já estão mais viáveis e possíveis de serem incluidas no orçamento, com algum planejamento.

O acesso a diferentes possibilidades fez com que aumentasse o interesse do consumidor em adquirir imóveis, comportamento identificado por construtoras e incorporadoras, que passaram a investir na oferta de apartamentos e kitnets para alugar em João Pessoa.

Com a grande variedade de opções é preciso se preparar, uma vez que a compra de imóvel é para toda vida, além de que muitas emoções estão envolvidas nesse processo.  Para não ter erro, confira algumas dicas imperdíveis na hora de comprar seu apartamento:

  • Saiba o tipo de imóvel que você quer comprar

 Antes de comprar seu primeiro imóvel, é preciso fazer algumas escolhas antes de iniciar a pesquisa e uma delas está relacionada a que tipo de imóvel você deseja ter para construir sua casa.Isso pode parecer uma coisa óbvia, mas é necessario levar em conta suas necessidades atuais, a renda nos anos seguintes e ainda a possibilidade de aumentar a família. Portanto não se deixe levar por qualquer decisão, ao realizar uma procura, você já deve ir decidido.

  • Conheça suas opções de financiamento imobiliário

 Ao iniciar a busca pelo imóvel ideal, é importante que você tenha ciência de que vai conseguir o crédito aprovado para financiar o imóvel e assim evitar frustrações e a perda de tempo de ambas as partes envolvidas no processo.

Se você pretende adquirir um imóvel, seja casa ou apartamento, é possível fazer algumas simulações de empréstimo nos bancos de sua preferência, antes mesmo de sair em visitas as opções disponíveis. Esse processo se chama crédito pré-aprovado e os bancos costumam não cobrar por esse tipo de serviço.

Esta é a forma mais simples de saber quanto da sua renda ficará comprometida com o pagamento das parcelas e ainda uma boa forma de se planejar antes de iniciar o financiamento de fato, a fim de que você possa prever as dificuldades a serem enfrentadas com mais calma e tranquilidade.

  • Conheça quais os custos que vão além das parcelas do imóvel

Antes de começar a procura do seu novo espaço converse com um especialista, a exemplo do corretor de imóveis, que pode te passar mais informações a respeito da cobrança de taxas.

Além da despesa da compra, que é o pagamento do imóvel, o comprador também tem uma série de outros custos como pagamentos em cartórios, imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI) que pode variar de munícipio para município.

Para evitar surpresas, faça uma prévia desses custos no seu orçamento, para verificar se você tem mesmo condições de arcar com os pagamentos e conseguir realizar o financiamento.

  • Faça um roteiro antes de ir as visitas

Ao começar a procura pelos apartamentos em João Pessoa é importante traçar um roteiro de compra. O primeiro passo é iniciar as pesquisas de forma online, assim é possível visualizar diversos imóveis, sem sair de casa, avaliar as opções disponíveis e separar as melhores que você realmente tem interesse em conhecer. Na hora de realizar a busca, não se esqueça de utilizar os filtros, assim você pode procurar com base uma faixa de preço específica em determinada região. O segundo passo já é em campo. Marque a visita, conheça o imóvel e quem é o proprietário. Essa é uma excelente oportunidade de esclarecer suas dúvidas levadas inclusive durante o processo de pesquisa junto ao corretor de imóveis, para uma compra mais segura. Além disso, esse é o momento de identificar possíveis defeitos ou problemas que não podem ser visualizados a distância e podem acabar impactando na vivência do apartamento.

  • Não tenha medo de fazer perguntas

Como mencionamos anteriormente, a visita é o melhor momento para tirar as dúvidas a respeito do imóvel ou de qualquer etapa do processo de compra. É normal enquanto comprador, não ter o conhecimento de tudo, por isso é importante esclarecer para a ponto de tomar decisões erradas. Por exemplo, evite negociar preços e outras condições em ambientes públicos ou até mesmo de trabalho, em virtude do compartilhamento de informações, que podem acabar interferindo no sucesso da transação.

  • Esteja aberto a realizar uma negociação

 Negociações em um geral tem muito a ver com entender técnicas de vendas e saber utilizar elas a seu favor. Caso você vá realizar o investimento à vista ou ainda tenha uma parte do valor para utilizar de entrada no imóvel, é possível utilizar essa vantagem em uma negociação. Isso porque na grande maioria dos casos, os compradores geralmente não tem o dinheiro para realizar a compra e acabam optando por financiamento que tende a ser um processo mais lento e burocrático para as partes envolvidas. Outro ponto é que você pode utilizar esse recurso para oferecer sua proposta e ainda negociar um valor abaixo do mercado, uma vez que corretor de imóveis e o proprietário podem não ter o interesse em perder a venda e assim acabam aceitando condições alternativas as inicialmente propostas.

  • Formalize as decisões tomadas

Após o aceite de venda e o início do processo de transferência, é importante formalizar todas as decisões que então foram definidas verbalmente. Isso evita logo de cara a má condução das negociações e o aparecimento de problemas. Em casos de dúvida, procure sempre contar com a opinião de um especialista, de preferência o corretor de imóvel responsável pela sua compra. Em todos os processos até a assinatura do contrato, procure formalizar os acordos realizados entre as partes. Isso pode ser feito de forma simples, com a assinatura de documentos, registros de e-mails e até mesmo conversas de aplicativos de mensagens, que sirvam para comprovar e validar as decisões tomadas no ato de compra.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Foto: Freepik

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial