Como a tecnologia impacta o mercado jurídico? Atualizações tecnológicas estão mudando o dia a dia dos profissionais de Direito

A área jurídica se destaca entre os segmentos que mais atraem interessados no país. Muito mais do que o prestígio das oportunidades de trabalhar com as várias áreas do Direito, as mudanças tecnológicas que têm impactado o mercado trazem ainda mais oportunidades para quem se identifica com a profissão.

Obviamente as mudanças tecnológicas para a área foram radicais e diretamente ligadas ao exercício da profissão jurídica no Brasil. Os primeiros sinais da digitalização aconteceram com a publicação do Provimento 94/2000, a respeito da publicidade, propaganda e da informação da advocacia. O objetivo dessa publicação, incluída ao Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi normatizar ações na web. Dessa forma, o Marketing Jurídico alcançou destaque no universo do Direito.

Na sequência, a partir de 2005 o Peticionamento Eletrônico começou a ser testado. Esse procedimento que se tornou obrigatório em 2013, regulamentando o processo judicial eletrônico que determina que petições iniciais e incidentais sejam recebidas e processadas – exclusivamente – de forma digital.

O atendimento aos clientes também foi revolucionado. As consulta e o acompanhamento de demandas estão sendo facilitadas pela digitalização, e outras ferramentas digitais, como os softwares jurídicos, estão auxiliando a comunicação e economizando tempo.

Por fim, a chegada da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados –, já tem impulsionado demandas consultivas e contenciosas, pois milhares de empresas precisam se adaptar às exigências da Lei. Sem dúvidas, o profissional do Direito deve se atualizar e desenvolver novas formas de trabalho para vivenciar, com sucesso, esse tempo mais tecnológico.

 

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial