Portugal anuncia novas medidas de restrição para Natal e Ano Novo

O governo de Portugal anunciou neste sábado (5) novas medidas de restrição contra a Covid-19 para evitar o aumento de casos entre o Natal e o Ano Novo.
O toque de recolher será reduzido e os restaurantes poderão ficar abertos até 1h nas noites de 24 e 25 de dezembro, assim como no último dia do ano. Esses estabelecimentos também poderão funcionar até as 15h30 nos dias 26 de dezembro e 1° de janeiro, permitindo que almoços e jantares em família possam ser realizados normalmente.
Para a noite da virada, no entanto, todas as festas públicas foram proibidas. Será possível andar nas ruas até as 2h de 1° de janeiro, contanto que o grupo não seja formado por mais de seis pessoas. Os moradores também vão poder viajar entre as regiões do país entre 23 e 26 de dezembro
Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 6 mil casos de infecção pelo novo coronavírus e 73 mortes no país.

Lockdown parcial
Desde o fim de outubro, Portugal vive sob um regime de lockdown parcial, que atualmente cobre boa parte do país. Nas regiões mais atingidas, o toque de recolher está em vigor durante a noite e nos fins de semana. No entanto, as escolas e o comércio não foram fechados, como aconteceu durante a primeira onda, entre abril e junho.
Com uma população de 10 milhões de habitantes, Portugal foi relativamente poupado no início da pandemia e contabiliza, segundo dados deste sábado, cerca de 5 mil mortos vítimas da Covid-19.

Ceias restritas
Os anúncios feitos por Portugal seguem a mesma linha dos vizinhos europeus, que preconizam ceias restritas, compostas por entre seis e dez pessoas, para as festas de fim de ano.
O governo francês, por exemplo, fixou em seis adultos o número máximo de participantes nas ceias de Natal e Ano Novo, sem contar crianças e adolescentes. Apesar de ser apenas uma recomendação, é uma das mais estritas da Europa.
Foto: Pedro Nunes/Reuters
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial