5 obstáculos que atrapalham o crescimento da indústria brasileira

Publicado em 8 de dezembro de 2015

A Sondagem Industrial, feita pela CNI com pequenas, médias e grandes indústrias de todo o Brasil, revela a cada três meses os problemas que as empresas enfrentam no dia a dia dos negócios. Os obstáculos mudam de acordo com a situação da economia. Conheça os principais problemas citados na pesquisa mais recente.
1. Carga tributária elevada
O peso dos impostos sempre ocupa o primeiro lugar da lista elaborada pela CNI. No terceiro trimestre deste ano, o problema foi mencionado por 44,9% dos empresários. E não é para menos: a carga tributária no Brasil equivale a quase 36% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso significa que mais de um terço de tudo que o país produz vai parar nos cofres do governo.
2. Demanda interna insuficiente
Esse problema foi mencionado por 42,2% das indústrias e ficou em segundo lugar. As crises política e econômica fizeram com que as empresas reduzissem tanto a produção como os investimentos, e as famílias diminuíssem as compras. A estimativa da CNI é que neste ano os investimentos tenham queda de 13,4% e o consumo das famílias caia 2,3% em relação a 2014. Com um mercado interno fraco, a indústria produz menos, o comércio vende pouco e a economia não cresce.
3. Falta ou alto custo de energia
Citado por 29,4% dos empresários, a falta ou o alto custo da energia foi o terceiro principal obstáculo enfrentado pelas empresas. A pesquisa Indicador de Custos Industriais, da CNI, mostra que a energia, com uma alta de 12,4%, foi o componente dos custos de produção que mais subiu no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano.

4. Taxa de câmbio
As fortes variações no preço do dólar dificultam o planejamento de importações e exportações, a formação de preços e a previsão de investimentos das indústrias. Por isso, a taxa de câmbio ocupa o quarto lugar no ranking, com 26,1% das citações dos empresários.
5. Taxas de juros elevadas
Os juros altos elevam os custos e dificultam o acesso ao crédito para as empresas que precisam de financiamento para fazer investimentos ou tocar o dia a dia dos negócios. Por isso, a taxa de juros elevada, com 26,1% das citações, ficou em quinto lugar no ranking de problemas enfrentados pelas empresas.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial