Datafolha: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro 33% no 1º turno. Presidente também lidera no 2º turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL) na primeira pesquisa Datafolha realizada após o início oficial da campanha presidencial e o registro das candidaturas. No primeiro turno, Lula registra 39% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PL.
O levantamento, contratado pela Folha de São Paulo e pelo Grupo Globo, mostra ainda que os dois candidatos estão isolados nas primeiras posições da corrida presidencial, enquanto os demais nomes testados aparecem em patamares consideravelmente inferiores.
O resultado coloca Lula seis pontos percentuais à frente de Flávio Bolsonaro na simulação de primeiro turno.
Atrás dos dois primeiros colocados, Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 5% das intenções de voto. Renan Santos (Missão) registra 4%, enquanto Romeu Zema (Novo) tem 3%. Os demais candidatos incluídos na pesquisa aparecem abaixo desses percentuais.
Em um eventual confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno, o presidente registra 47% das intenções de voto, enquanto o candidato do PL aparece com 43%.
A diferença, portanto, é de quatro pontos percentuais nessa simulação.
O Datafolha entrevistou 2.058 eleitores em 127 cidades entre terça-feira (18/8) e quarta-feira (19). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-04496/2026.
LULA TEM 47% E FLÁVIO 43% NO SEGUNDO TURNO
Presidente mantém vantagem, a despeito do bombardeio da mídia em torno do caso Fábio Luís
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21/8) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto em uma simulação de segundo turno da eleição presidencial de 2026 contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 43%.
O levantamento foi contratado pela Folha de São Paulo e pelo Grupo Globo. A pesquisa ouviu 2.058 entrevistados entre os dias 18 e 20 de agosto.
Lula aparece numericamente à frente
No cenário testado pelo Datafolha, Lula tem vantagem numérica de quatro pontos percentuais sobre Flávio Bolsonaro. O resultado indica uma disputa apertada na simulação de segundo turno entre o petista e o senador do PL.
A margem de erro informada pelo instituto é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.no TSE
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04496/2026.
De acordo com a metodologia divulgada, foram entrevistadas 2.058 pessoas entre 18 e 20 de agosto. A pesquisa integra o acompanhamento dos cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2026.
Brasil 247



