Secretaria de Educação de Queimadas inicia período de matrículas para o ano letivo 2016
Publicado em 13 de janeiro de 2016A Prefeitura de Queimadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está oferecendo 10 mil vagas nas 60 escolas e 2 creches do município. No entanto, o secretário de Educação, José Francisco (Zeca) garantiu que o objetivo é atender toda a demanda de estudantes, independente do número de vagas disponíveis. O período de matrícula teve início ontem e vai até o próximo dia 22 de janeiro. As aulas serão iniciadas no dia 1º de fevereiro.
Zeca faz uma convocação aos pais para que matriculem seus filhos na escola mais próxima. Ele explicou que os alunos veteranos deverão comparecer apenas para confirmar sua matrícula junto a rede municipal de ensino, uma vez que toda a sua documentação já é parte do acervo educacional, ou seja, não é necessário a apresentação de novos documentos, caso não tenha havido mudança de endereço ou algo do tipo.
A matrícula dos estudantes veteranos é automática e está assegurada nas escolas e creches da rede municipal. No entanto, é válido salientar que a matrícula automática só será efetivada com a presença, na escola, dos pais ou do responsável pelo estudante.
O secretário de Educação informou que independente do número de vagas disponíveis na rede municipal de ensino, há o compromisso da atual gestão em garantir que toda a demanda do município no Fundamental I e II seja coberta.
PACTO: No próximo dia 29 de janeiro, o secretário de Educação, José Francisco (Zeca) informou que estará realizando um evento, onde haverá um grande pacto pela educação do município. Serão convidados a participar desse pacto, vereadores da situação e oposição, Ministério Público e a Sociedade Civil organizada para que a Seduc apresente as projeções e expectativas na área de Educação para 2016.
O objetivo deste evento é garantir o planejamento das ações que garantam a aprendizagem e o estabelecimento de metas e estratégias por escola. “Esse pacto visa unir forças em prol da Educação do nosso município. Há uma grande preocupação e uma sensibilidade maior ainda do prefeito Jacó Maciel para que a Educação do município seja a ‘menina dos olhos’ da gestão, porque só com Educação de qualidade é possível garantir um futuro promissor”, destacou Zeca.
CRECHES: Nas duas creches municipais estão disponíveis 80 vagas, sendo 40 para cada uma delas. No ligeiro será disponibilizado em tempo integral, 200 vagas. As matrículas da creche do Ligeiro devem ser efetuadas no final de fevereiro e as aulas só se iniciam na segunda quinzena de março.
Zeca falou sobre o desafio de garantir a expansão da Educação Infantil, na rede municipal de ensino, juntamente com a plena universalização do Ensino Fundamental e revelou que através do Plano Nacional de Educação será possível sistematicamente melhorar as condições da Educação.
DOCUMENTOS – Os responsáveis ou os próprios alunos, se adultos (no caso da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA), deverão apresentar no ato da matrícula cópia da certidão de nascimento ou casamento; atestado ou carteira de vacinação atualizada; duas fotografias 3×4; cópia do comprovante de guarda ou tutela (se for o caso); cópia do comprovante de residência; transferência ou declaração da escola de origem (válida por 30 dias); cartão do SUS; cartão Bolsa Família; número do NIS da criança (de 0 a 48 meses); CPF e Identidade do aluno.