PMCG realiza plenária para recomposição do Conselho de Juventude

Publicado em 9 de julho de 2015

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, realiza nesta sexta (10) a plenária de Recomposição do Conselho Municipal de Juventude. A reunião, que acontece no auditório da Secretária Municipal de Cultural, que fica por trás do Terminal de Integração, terá inicio as 17hs e é uma ação planejada pelo Conselho Municipal de Juventude (CMJ) junto com a Coordenação de Juventude da Sejel. Sete vagas estão vacantes e à disposição da sociedade civil.
O CMJ é um mecanismo em que a sociedade pode participar da construção das políticas públicas de juventude. A realização dessa plenária é uma forma de garantir a representatividade dos diversos segmentos juvenis na construção das políticas públicas de juventude de Campina Grande. Para tanto, é fundamental que as representações juvenis da sociedade civil organizada se façam presente, contribuindo com a efetivação e fortalecimento de políticas públicas abrangentes, participativas e integrativas. O conselho é uma forma de controle social em que todos podem ter participação ativa.
Os novos eleitos do CMJ farão um mandato de complementação de cerca de um ano, uma vez que os titulares assumiram no ano passado. Cada eleito cumpre um mandato de dois anos, podendo ser prorrogável por igual período. Além de representantes civis como ONG´s e associações, o CMJCG também é composto por representar de diversos representantes de secretarias da PMCG escolhidos por indicação.
As Vagas: O Conselho Municipal de Juventude disponibiliza vagas para os seguintes segmentos: Representante de movimento estudantil de nível Universitário; Representante do segmento religioso; Representante de entidades da juventude rural; Representante do segmento Pessoas com Deficiência; Representante dos Movimentos de Mulheres; Representante da juventude desportista e; Representante jovem dos movimentos sindicais,
O Conselho Municipal de Juventude foi instituído pela Lei 5.12/201como órgão de representação da população jovem, sendo normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador da política básica e supletiva e das ações governamentais e não governamentais voltadas para a juventude e tem como objetivos, dentre outros, formular diretrizes da Política Municipal direcionada às juventudes, inclusive fixando prioridades para a definição das ações correspondentes e a aplicação dos recursos; zelar pela execução da política municipal voltada para a juventude; incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, pesquisas e capacitação de pessoal, no campo da promoção e defesa dos e das jovens.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial