Projeto sociocultural quer explicar os nomes das ruas em Campina Grande
Publicado em 12 de maio de 2016“Nesta rua Lopes Chaves envelheço, e envergonhado nem sei quem foi Lopes Chaves”, foi com este verso do poeta Mario de Andrade que o empresário José Lima do Nascimento (55), idealizou o “Projeto Sociocultural Memorial Placas de Ruas de Campina Grande”.
O projeto idealizado pelo empresário e designer gráfico, tem como principal finalidade, apresentar ao cidadão campinense quem foi o homenageado que emprestou seu nome para a rua em que ele reside ou trafega diariamente. Quando implantado, a placa sugerida pelo projeto possuirá um resumo biográfico do homenageado entre outras informações. Lima explicou ainda que além de valorizar o nome da rua e do homenageado, pretende prioritariamente identificar todas as ruas que não estejam devidamente sinalizadas através de placas com informações corretas, tais como: definição de logradouros (se é rua, avenida, travessa, praça), nome do bairro, zona de localização (sul, norte, leste e oeste) e Código de Endereçamento Postal – CEP.
Segundo o idealizador do projeto, não basta o logradouro ter um nome oficializado através de Lei ou Decreto, pois o cidadão raramente toma conhecimento desses processos. “O emplacamento, ao contrário, torna público o nome do logradouro para o morador, identificando-o também para o restante da cidade”. Explica.
O Projeto sugere que a placa contenha um pequeno histórico da vida da pessoa que denomina a rua, de modo a elucidar a importância do homenageado (memorial). O breve histórico deverá conter, pelo menos, as datas de nascimento e falecimento, a profissão e o marco que justificou que aquela praça, rua ou avenida fosse homenageada com o seu nome.
“A inovação vai acrescentar mais cultura e cidadania aos moradores e visitantes, quando as pessoas circularem pela cidade, procurando um endereço ou mesmo passeando, vão aprender sobre esses homenageados”. Afirmou Lima.
O projeto foi recentemente apresentado ao Secretário de Obras e Planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande, André Agra, que elogiou a iniciativa e se comprometeu em apresentar o idéia ao Prefeito Romero Rodrigues para a definitiva implantação.
“O projeto busca transferir para a iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres municipais, através de parceria monitorada pelo Poder Público, o custo da confecção e da instalação das placas de ruas e logradouros, com apenas a contrapartida do uso de espaço dessas placas para propaganda da empresa parceira, da iniciativa privada ou mesmo de órgãos públicos”. Conclui Lima.
André Gomes do Nascimento
Estudante de Comunicação Social (Hab. Jornalismo) da UEPB – 8º Período
Assessor de Comunicação na Câmara Municipal de Campina Grande
Filiado à Associação Campinense de Imprensa – ACI – Insc. Nº 932
Contato: (83) 98790-1310