Projeto Capacitar Campina será lançado no dia 16 com meta de profissionalizar, inicialmente, mil pessoas

Publicado em 12 de julho de 2015

A Prefeitura Municipal de Campina Grande adiou, para o próximo dia 16 de julho, às 15h, o lançamento do programa “Capacitar Campina”, que tem como objetivo a qualificação profissional e, nesta primeira etapa, beneficiará mil pessoas. A solenidade, que será realizada no Complexo Aluízio Campos, inicialmente estava prevista para acontecer nesta quinta-feira, 9, mas precisou ser adiada, segundo a coordenadora do projeto, Marcela Borges, por questões burocráticas com o banco que está confeccionando os cartões da bolsa-auxílio.
Além de profissionalizar o cidadão campinense para o mercado de trabalho, o projeto “Capacitar Campina” inclui a manutenção de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 80,00 mensais para cada beneficiário, enquanto permanecerem vinculados aos cursos, que têm carga horária média de 160 horas e duração de cerca de três meses.
Nesta primeira etapa, os cursos oferecidos por esse projeto da Prefeitura Municipal, são: Artesanato e Tecnologia, cuidador de idosos, padeiro, maquiador e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, vendedor interno e externo, auxiliar administrativo, cozinheira auxiliar, costureiro, costureiro industrial, cabeleireiro assistente, dentre outros.
Para ser um dos beneficiários do programa, os interessados devem enquadrar-se nos critérios estabelecidos, que são: estar desempregado; ser comprovadamente alfabetizado; não ser beneficiário de outros programas municipais similares; e ter renda per capita convivente de até R$ 200,00. Atendendo a esses pré-requisitos, a pessoa pode se dirigir ao clube de mães de seu bairro e se candidatar ao curso desejado.
A previsão é de que os cursos sejam aplicados a partir de agosto, em diversos locais da cidade, de acordo com a demanda da comunidade mas, a princípio, o funcionamento se dará na Vila do Artesão, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Distrito Galante, além dos Clubes de Mães, Sociedades de Amigos de Bairro (SAB) e Associações que tiverem estrutura e equipamentos adequados. Além disso, a Prefeitura abriu parceria com o Centro Profissionalizante Antônio Carvalho Sousa (CEPACS) e com a Fundação CDL, onde serão aplicados os cursos de auxiliar administrativo e de vendedor interno e externo.
O processo de qualificação profissional será acompanhado, continuamente, pela coordenação do programa “Capacitar Campina”, mediante visitas técnicas e de apoio pedagógico. Além disso, o Capacitar fará os procedimentos e orientações necessárias para o encaminhamento dos concluintes dos cursos para o mercado de trabalho, seja como estagiário, empregado ou como microempreendedor individual.
O Capacitar Campina é uma realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais. Maiores informações podem ser obtidas na sede do projeto, situada no Centro Cultural Lourdes Ramalho, rua Paulino Raposo, Centro; pelo telefone institucional (83)98795.6721 ou pelo email programacapacitarpmcg@gmail.com.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial