Catedral de Campina Grande celebra Missa pelo pastoreio de Dom Delson, que assumirá Arquidiocese da Paraíba neste sábado
Publicado em 18 de maio de 2017
A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Floriano Peixoto, no centro de Campina Grande, vai realizar nesta quinta-feira (18), uma Missa para dar graças a Deus pelo pastoreio do Bispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A celebração começará às 17h30.
De acordo com o Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral, estão sendo convidados fieis de toda a cidade. “Estamos convidando os membros das pastorais, dos movimentos e serviços, da Catedral e de todas as igrejas, representantes das paróquias, enfim, todo o povo de Deus, para esta celebração de gratidão, de agradecimento pelo pastoreio de Dom Manoel Delson aqui na Diocese de Campina Grande”.
Neste sábado (20), Dom Delson será empossado como Arcebispo da Paraíba, em solenidade marcada para as 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
DOM MANOEL DELSON:
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana e, na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na Diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano.
No dia 9 de maio de 2011 foi eleito durante a 49ª Assembleia do Episcopado Brasileiro em Aparecida entre os bispos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vice-presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, e foi reeleito em 2014, com mandato até 2018.
No dia 8 de agosto de 2012 foi nomeando pelo Papa Bento XVI como 7º bispo diocesano de Campina Grande, tomando posse no dia 29 de setembro do mesmo ano, em solenidade na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.
EM CAMPINA GRANDE:
Na diocese de Campina Grande, Dom Delson teve um episcopado marcado pelas visitas pastorais, que consistem em uma visita do pastor diocesano às paróquias. Nestes eventos, o Bispo vai às capelas, às casas das pessoas, se informa pessoalmente sobre a situação administrativa da Paróquia e celebra com as comunidades. “É um dos momentos mais ricos da missão do bispo. É quando a gente pode ficar mais perto do povo, conversar olhando nos olhos, tomar um café na sala de ‘dona Maria’, abençoar os lares, ungir os doentes… é o sacerdócio na plenitude”, comenta Dom Manoel Delson.
Nestes 4 anos e meio ele conseguiu realizar a visita pastoral em quase metade das 63 Paróquias e Áreas Pastorais que compõem a Diocese de Campina Grande, que é composta por 61 municípios.
Neste tempo, Dom Delson também aumentou o número de padres. Foram ordenados 17 novos padres e 3 diáconos permanentes. Em relação às paróquias, 9 foram criadas, organizando melhor a divisão de fieis e comunidades.
No dia 08 de março de 2017, Dom Delson foi nomeado, pelo Papa Francisco, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese da Paraíba. A posse ocorrerá neste dia 20 de maio.
Márcia Marques
Assessoria
Pascom – Catedral