Cursos técnicos ofertados pelo SENAI estarão em alta em 2018

Publicado em 3 de dezembro de 2017

cursosSenaiAtualmente, a formação profissional é considerada a maior responsável pelas vagas de emprego no país, especialmente na indústria, onde o aumento do número de profissionais qualificados está relacionado também ao aumento da competitividade industrial.
Em 2018, as áreas de construção civil, vestuário e calçados, energia, tecnologias de informação e comunicação e meio ambiente e produção são as que mais irão demandar por formação de técnicos.
Já os cursos de qualificação são indicados para jovens ou profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais. As áreas com maior demanda por profissionais são alimentos, construção, vestuário e calçados, metalmecânica e energia. Na Paraíba, as escolas do SENAI possuem um calendário permanente de cursos nestas cinco áreas especificamente como também em outras que podem interessar aos profissionais.
Entre as ocupações industriais com maior demanda, o Departamento Nacional do SENAI listou dez que vão estar em evidência até 2020. São elas: técnicos de planejamento e controle de produção, Coloristas, supervisores da construção civil, técnicos de controle da produção, técnicos em eletricidade e eletrotécnicos, técnicos em eletrônica, técnicos em operação e monitoração de computadores, técnicos em construção civil (edificações), instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações e técnicos em segurança no trabalho.
Estes dados estão contidos no Mapa do Trabalho, documento elaborado pelo Departamento Nacional do SENAI para o período 2017-2020. Os cursos técnicos do SENAI preparam o aluno para o trabalho na prática e também na teoria, com o intuito de deixar o estudante pronto para o mercado de trabalho. Os cursos técnicos, muitas vezes são integrados com o ensino médio, a exemplo do Programa de Educação Básica articulada com a e Educação Profissional (EBEP) que há anos é desenvolvido na Paraíba pelo SESI e o SENAI. Com isso, o aluno tem a oportunidade de concluir os dois cursos ao mesmo tempo e já ter uma profissão muito cedo, até mesmo antes de fazer uma faculdade por exemplo.
Para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e também os profissionais que estão em busca de qualificação vislumbrando novas oportunidades, as escolas do SENAI oferecem cursos em diversas áreas. Basta que o interessado identifique o curso que melhor atenda sua necessidade e agende uma visita à escola do SENAI mais próxima.
Confiram abaixo as Unidades do SENAI na Paraíba e seus respectivos telefones para contato:
Campina Grande
Escola SENAI Stênio Lopes – (83) 3182-3700
Centro de Ações Móveis (CAM) – (83) 3182-0222
Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI) – (83) 3182-0231
Centro de Tecnologia da Moda (CTModa) – (83) 3182-0215
Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco (CTCC) – (83) 3182-5503
João Pessoa
Escola SENAI Odilon Ribeiro Coutinho – (83) 3044-6611
Bayeux
Escola SENAI de Construção Civil – (83) 2108-8700
Sousa
Escola SENAI Miriam Benevides Gadelha – (83) 3521-3100

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial