Empresas adotam home office como medida preventiva ao coronavírus

Publicado em 5 de abril de 2020

Nos últimos dias, você já deve ter ouvido falar muito do termo home office. Esse método tem ganhado bastante notoriedade, uma vez que as empresas precisaram adaptar a rotina dos seus funcionários, em virtude da recomendação do isolamento social como estratégia dos órgãos de saúde para controlar a contaminação pelo Coronavírus.
Para as empresas, o trabalho de forma remota está sendo a estratégia para manter alguns setores (especialmente, os administrativos) em atividade durante o processo de isolamento social e, desta forma, contribuir para o controle da doença no País e preservar a saúde dos seus colaboradores.
Assim, o home office (escritório em casa) está sendo um método necessário, no qual o funcionário não precisa se deslocar até a empresa e pode cumprir suas metas e deveres da própria casa, em um ambiente em que possa estar concentrado no trabalho.
Muitas pessoas já trabalhavam dessa maneira antes do atual cenário, como por exemplo, freelancers e prestadores de serviço. Diego Ygor, Coordenador de Design da fábrica de Sandálias Blue, em Campina Grande, está entre os profissionais que passaram a trabalhar em casa nas últimas semanas. Apesar do trabalho home office não ser algo novo em sua vida, a prática tem trazido diferentes experiências que ele considera importantes e possíveis por conta da internet. “A experiência de trabalhar e interagir com outras áreas e pessoas de casa tem sido uma novidade. Um facilitador para tudo isso é a internet e os meios de comunicação. Tudo fica mais fácil e rápido. Quando um diretor precisa de uma determinada atividade, ele me pede e minutos depois eu consigo enviar e resolver um problema de casa mesmo. É algo que eu ainda não havia vivenciado”, revelou.
O espaço para a realização das atividades precisa ser ideal para uma boa concentração e foco. Para Diego, um ambiente tranquilo é a chave para bons resultados nesse tipo de trabalho, “Eu faço o meu ambiente cooperar comigo, tornando a atividade mais rápida e prática para ser resolvida. Desta forma, as metas são atingidas mais facilmente e com mais precisão”, explicou.
Empresas de vários outros setores aderiram à prática, como é o caso da Supermix Concreto S.A. O gerente da empresa, Pablo Ricalli também precisou adequar sua rotina de trabalho. Para ele, o grande desafio foi ajustar sua rotina ao ambiente familiar, diante das possibilidades e deveres do seu emprego. “Meu lar sempre esteve associado ao meu descanso e divertimento, reuniões com família e amigos, então, a primeira barreira foi quebrar esse paradigma”, explicou.
Segundo Pablo, o trabalho home office não é tão complicado e para ele cerca de 70% de suas funções já davam para ser realizadas de casa já que serviços online, como aplicativos de mensagens, e-mail e videoconferência, facilitam muito o acompanhamento e a produção em tempo real, principalmente de setores administrativos. Uma das principais mudanças que ele destacou foi o aumento do número de reuniões, que se fazem necessárias e importantes no controle das atividades realizadas pelos colaboradores.
Grandes empresas já adotaram o método e já possuem a maioria dos colaboradores trabalhando remotamente. E, apesar de ser uma solução para o atual cenário, esse modelo de trabalho só é possível quando há uma consciência de responsabilidades entre o empregado e o empregador. Assim, o home office se tornou uma estratégia temporária, possível para as indústrias que precisam manter suas atividades, principalmente por conta do advento das tecnologias que permitem uma comunicação à distância com eficiência e agilidade.

Texto/Colaboração: Igor Batista

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial