4 dicas para não estragar os cabelos na quarentena. Saiba como mantê-los saudáveis
Publicado em 23 de maio de 2020A realidade é a mesma em muitos estados brasileiros: por determinação da quarentena e o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, salões de beleza e outros serviços não essenciais estão interrompidos, ainda que diante de decreto presidencial.
Com isso, a única saída para a população é cuidar dos cabelos em casa. Mas, mesmo com procedimentos simples e considerados “comuns”, há diversas ideias mirabolantes internet afora, que podem acabar por prejudicar a saúde dos cabelos. Confira quatro dicas especiais para não estragar os cabelos durante a quarentena.
- Lave os cabelos corretamente. Estamos no outono e como a grande maioria das pessoas estão dentro de casa a maior parte do tempo, não existe a necessidade de lavar os cabelos diariamente, como no verão, por exemplo. Por isso, para manter os fios saudáveis, lave-os três vezes por semana apenas. Assim, você garante que os fios não percam nutrientes ao submetê-los a muitas lavagens. Além disso, prefira produtos próprios para o seu tipo de cabelo, como um shampoo para cabelo oleoso, um shampoo matizador para cabelo loiro e outros de características específicas.
- Evite colorir os fios em casa. Há na web muitas pessoas que se arriscam em platinar ou modificar completamente os cabelos em casa, sozinhos. No entanto, como a coloração é um procedimento químico, o ideal é aguardar o retorno dos profissionais de beleza e a liberação do serviço para renovar o visual. Contudo, quem deseja apenas retocar a raiz e colorir os fios brancos a dica é seguir todas as orientações descritas na embalagem da coloração, com destaque para teste prévio e tempo de ação da tintura.
- Fuja de receitinhas mirabolantes. Especialmente neste período de quarentena são divulgadas muitas receitas caseiras para tratar o cabelo em casa. Mas, cuidado: observe os nutrientes e evite fazer misturas mirabolantes nos fios. Afinal, o que deu certo para uma pessoa não, necessariamente, pode dar certo para outra. Para tratar os cabelos em casa, o melhor caminho são os cuidados tradicionais, com destaque para hidratação, nutrição e reconstrução.
- Rejeite a tentação de cortar. Muitas celebridades cortaram seus cabelos em casa e postaram em suas redes sociais. Essa simples atitude motiva muitas pessoas a seguirem o mesmo caminho e se arriscarem em cortar os fios sozinhos. A melhor dica é rejeitar a essa vontade de mudar o visual e aguardar a liberação dos salões de beleza. Mas, para quem deseja arriscar, limite-se ao corte das pontas ou a raspagem completa da cabeça. Franjas e cortes elaborados demandam conhecimentos e técnicas específicas.
Se você não quer estragar seus cabelos durante a quarentena da Covid-19, considere essas dicas e aguarde a liberação dos serviços de beleza da sua cidade.