Isaías toca terra na Carolina do Norte como furação de categoria 1

Publicado em 4 de agosto de 2020

O fenômeno climático Isaías tocou terra na noite de segunda-feira (3) na Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, como um furação de categoria 1, com ventos de até 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
O furacão atingiu a parte sul do estado, perto de Ocean Isle Beach, às 23h10 locais (0h10 de terça-feira, horário de Brasília) e os meteorologistas alertaram para fortes chuvas e ventos de tempestade.
Houve enchente e registros de calçadas com destroços e telhados destruídos pelo vento.
O Isaías já passou pela República Dominicana, com ventos de até 130 km/h, e por Porto Rico, onde causou inundações, deslizamentos e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica.
No sábado (1º), o furacão atingiu as Bahamas e perdeu força, tornando-se uma tempestade tropical, antes de chegar à Flórida, no sul dos Estados Unidos.

Perigo de inundações e liberação de verbas
“Existe o perigo de inundações que ameaçam a vida devido ao aumento da água movendo-se terra adentro a partir da costa”, alertou o Centro Nacional de Furacões.
As autoridades também pediram para a população nas zonas de alerta “tomar todas as medidas necessárias para proteger a vida e a propriedade devido ao aumento de água e à possibilidade de outras condições perigosas”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou mais cedo em coletiva de imprensa que havia declarado estado de emergência na Flórida e nas Carolinas com o objetivo de liberar verbas federais.
“Sugiro a todos que sigam as orientações das autoridades estaduais e locais”, indicou, assinalando que elas foram “muito precisas até o momento”.
Foto: WECT-TV via AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial