Arena Digital “Mulheres que inspiram” terá sua segunda edição no dia 26 de março
Publicado em 18 de março de 2021A Prefeitura de Campina Grande, através das Secretarias Municipais de Cultura e da Ciência, Tecnologia & Inovação, realizou nesta segunda-feira, 8 de março, a primeira edição do Arena Digital com a temática “Mulheres Que Inspiram”. A iniciativa foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, apresentado ao público por meio de uma live, foi realizado no Teatro Municipal Severino Cabral com a presença da primeira-dama da cidade, Juliana Figueiredo Cunha Lima.
A transmissão aconteceu pela TV UEPB, através do canal da Prefeitura de Campina Grande, no YouTube. A live levou ao Teatro Municipal mulheres de diversos segmentos profissionais que abordaram sobre suas trajetórias.
O evento aconteceu com o apoio das Secretarias Municipais da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), TV UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Brisanet, La Suíssa e Imperial Pizza.
A professora de matemática da rede municipal e estadual de ensino, Sonaly Duarte, falou sobre sua trajetória e as dificuldades do ensino remoto no período pandêmico. A profissional recebeu o Prêmio Professor Nota Dez, pelo trabalho desenvolvido no ano de 2020.
Depois, a cantora Janine Lima abordou sua jornada na música e na enfermagem. Ela destacou a importância do Centro Cultural Lourdes Ramalho em sua formação. Foi lá onde obteve os primeiros contatos com a arte. Janine, que canta em bailes, formaturas e casamentos, falou sobre o período de pandemia e a adaptação que os artistas precisaram fazer para transformar seus shows em lives.
Outra convidada foi Geisa Brito, que falou da sua trajetória profissional no Serviço Social da Indústria (Sesi/PB). Ela disse que iniciou seu trabalho em gestão de pessoas no Sesi, à convite do Presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha. Hoje, Geisa é responsável por quase 500 colaboradores (mais de 250 são mulheres), que trabalham em diversas áreas como a engenharia, técnica em segurança e educação física.
Primeira-dama – Encerrando a noite de palestras, a psicóloga e primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, apresentou sua trajetória desde a infância, onde teve a influência de sua avó Olga, no cuidado com as pessoas. Juliana foi profissional de kart, uma área predominantemente masculina, mas ressaltou que essa questão nunca a impediu de realizar este sonho. Ela destacou seu trabalho como psicóloga e como isso está contribuindo para o seu papel de primeira-dama.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, a primeira edição do evento foi importante para mostrar o papel da mulher dentro de uma construção social que ultrapassa as questões de gênero.
“O Arena Digital nos proporcionou um entendimento numa verdade muito ampla de tudo que se referencia e humaniza a alma feminina. A realização do evento é entender tudo o que ‘Mulheres que Inspiram’ traz nessa relação muito tênue desse universo feminino. O propósito foi um só, trazer a história de vida dessas mulheres para segmentar a construção de uma identidade. A mulher é muito mais que um gênero. A mulher é a plenitude de uma construção social”, afirmou Giseli Sampaio.
A secretária de Ciência, Tecnologia & Inovação, Laryssa Almeida, destacou o lado tecnológico do evento que contou, inclusive, com o certificado em blockchain, que é um certificado digital acessado através de um QRcode.
“O Arena Digital é uma iniciativa que coloca Campina Grande em aliança do clássico com o moderno. Seguindo a ‘pegada’ de inovação, a Arena coloca um cenário high-tech no berço cultural que é o Teatro Municipal Severino Cabral. Essa junção reflete o que é a nossa Grande Campina: inovadora e cultural. Ontem conhecemos um pouco mais das nossas mulheres brilhantes. E no dia 26 de março teremos mais uma dose de muitas boas e inspiradoras histórias”, ressaltou Laryssa Almeida.
O Arena Digital “Mulheres que inspiram”, que terá sua segunda edição no próximo dia 26 de março com a mesma temática, também contou com as apresentações culturais das cantoras Erika Marques e Roseane Barbosa, acompanhadas dos músicos da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, assim como da bailarina Jéssica Oliveira, que abrilhantaram o evento com muita arte e música.