Vereadora Jô Oliveira apresenta projeto para reduzir veículos de tração animal em Campina Grande

Publicado em 19 de março de 2021

Com o objetivo de reduzir gradativamente o número de veículos de tração animal em circulação nas vias urbanas, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), protocolou na Câmara Municipal de Campina Grande, o projeto de lei que institui o Programa “CAVALO DE LATA”. O objetivo da proposta é de que os veículos de tração animal possam ser substituídos por veículos de tração elétrica ou mecânica, através de ações públicas a serem propostas pelo poder executivo.
O projeto ainda prevê que se faça um cadastramento social de todos os condutores de veículos de tração animal; implementação de um curso preparatório sobre recolhimento, separação e reciclagem de resíduos sólidos; substituição dos veículos de tração animal das pessoas que trabalhem como catadores e/ou recicladores, e realocação dos animais, em caso dos donos não terem condições de custear suas despesas, para sítios da zona rural do município, através de parcerias e incentivos firmados com os produtores locais.
A vereadora Jô Oliveira destaca o aumento de número de veículos de tração animal em nosso município, usados muitas vezes por famílias que exercem atividades como a reciclagem, de onde retiram seu sustento.
“Entendemos que é necessário para as famílias terem um veículo que os auxilie no desempenho de sua atividade, porém, acreditamos que expor um animal a um trabalho excessivo, muitas vezes sem comida, água ou descanso não pode ser admitido em virtude de toda a legislação ambiental vigente”, destacou.
Por isso, pensando no bem-estar do animal, e respeitando legislações vigentes que protegem esses animais, projetos de lei semelhantes já foram implementados em muitos outros municípios brasileiros, gerando mais conforto e segurança para as famílias que dependem do recolhimento e reciclagem de resíduos sólidos, prevenindo também eventuais acidentes de trânsito e reduzindo o sofrimento dos animais expostos ao excesso de carga.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial