Prefeitura de Campina Grande vai utilizar produtos químicos na limpeza do Açude Velho

Publicado em 20 de maio de 2021

A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai utilizar produtos químicos, para promover a limpeza das águas do Açude Velho. Principal cartão postal da cidade, que diariamente recebe centenas de visitantes, o Açude Velho, nas últimas semanas, apresentou mudança na coloração de seu espelho d’água, o que vem chamando a atenção e preocupando a população.
De acordo com técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a coloração verde escuro das águas é provocada pela proliferação exagerada de algas e pelo depósito de esgotos. Sem um volume de chuvas capaz de fazer o manancial transbordar, não está havendo renovação das águas, o que favorece o escurecimento.
Não é a primeira vez que o esverdeamento das águas do Açude acontece. Entretanto, em outras ocasiões, o transbordamento fazia com que a cor clareasse naturalmente. Dessa vez, porém, será necessário a intervenção da Prefeitura, por meio da aplicação de produtos químicos.
A Sesuma já iniciou o processo licitatório para adquirir 30 toneladas de sulfato de alumínio, quantitativo necessário para a limpeza do reservatório, sem que haja prejuízo ambiental, como a mortandade de peixes, por exemplo.

LIMPEZA
A Prefeitura de Campina Grande também já iniciou diálogos com técnicos da Universidade Estadual da Paraíba, a fim de firmar parceria para um futuro projeto de despoluição das águas do Açude Velho.
Enquanto não ocorre a despoluição, uma equipe da Sesuma tem feito a limpeza permanente do manancial, para retirada do lixo despejado pelos canais e galerias, ou jogado pela população. Neste trabalho, é utilizada uma balsa e um carro-pipa, para bombear a água e facilitar o trabalho dos operários.
Codecom

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial