Mais de 100 diplomatas deixam sala durante discurso de chanceler da Rússia na ONU; representante brasileiro fica

Publicado em 2 de março de 2022

Mais de 100 diplomatas organizaram um boicote e deixaram a sala onde estava sendo realizada a Conferência sobre o Desarmamento da ONU, em Genebra, na Suíça, durante uma fala transmitida por vídeo do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta terça-feira (1º).
Os representantes de cerca de 40 países – ocidentais e aliados, incluindo o Japão – fizeram o ato como uma forma de protesto contra a invasão russa à Ucrânia. O diplomata que representava o Brasil não saiu da sala.
A atitude está em linha com a forma como o Brasil costuma se posicionar nas disputas internacionais, segundo aponta uma especialista ouvida pelo g1 (veja análise mais abaixo). O Itamaraty foi questionado a respeito pela reportagem, mas não havia respondido até a última atualização desta reportagem.
As delegações brasileira, chinesa, síria e venezuelana foram algumas das que se mantiveram no local para ouvir o discurso de Lavrov feito por videoconferência.
Segundo o chanceler russo, membros da União Europeia teriam feito uma espécie de “bloqueio aéreo” a seu trajeto à sede da ONU. Na segunda-feira (28), também houve a imposição de sanções econômicas à Lavrov por parte da Suíça.

“Frenesi russofóbico”, diz chanceler russo
Em seu discurso, nesta terça, o ministro russo acusou a União Europeia de se envolver em um “frenesi russofóbico” por meio do fornecimento de armas letais para a Ucrânia durante a “campanha militar” iniciada pela nação liderada por Vladimir Putin na última quinta-feira (24).
“A Ucrânia ainda tem tecnologia soviética e meios de conseguir essas armas, nós não podemos deixar de responder a esse perigo real”, afirmou Sergei Lavrov.
Ele disse ainda que os países do Ocidente não podem construir instalações militares em nenhum país ex-membro da União Soviética.
De acordo com as agências de notícias Ria e Tass, o ministro russo disse que é inaceitável que países da Europa guardem armas nucleares dos Estados Unidos. Para ele, as armas devem ser devolvidas ao território norte-americano.

Apoio marcante
Dentre os diplomatas que se retiraram do recinto durante a fala de Lavrov, os ministros de Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, e da Dinamarca, Jeppe Kofod, se uniram à embaixadora ucraniana, Yevheniia Filipenko, atrás de uma grande bandeira azul e amarela da Ucrânia.
Já Melanie Joly disse que deixou o local porque “o ministro Lavrov estava dando a versão dele, que é falsa, sobre o que está acontecendo na Ucrânia”, por isso quiseram mostrar uma postura firme e de união.
“É uma mostra de apoio impressionante para os ucranianos que estão lutando por sua independência”, disse Filipenko aos jornalistas que estavam no local.
Segundo ela, houve uma destruição massiva de infraestrutura civil em Kharkiv, a segunda maior cidade de seu país. Veja abaixo o momento em que um míssil atinge um prédio oficial da cidade nesta terça.
“Maternidades estão sendo atacadas, prédios residenciais bombardeados”, complementou.
A Rússia nega estar atingindo construções civis em solo ucraniano.
A especialista em relações internacionais Analice Martinsson explica que esse tipo de protesto na ONU não é um gesto raro.
“Essa é uma prática comum nos fóruns multilaterais. Vimos, por exemplo, os diplomatas da Venezuela se retirarem da sala da Assembleia Geral diante do discurso do Presidente Jair Bolsonaro em setembro passado”, explica Martinsson.
Inédita talvez seja a magnitude do evento, com a retirada de mais de 100 diplomatas ao mesmo tempo, segundo a agência Reuters.
Lavrov fez um pronunciamento de forma remota no Conselho de Direitos Humanos da ONU e, antes, falou na Conferência sobre o Desarmamento da ONU.
A permanência do Brasil na sala, segundo Martinsson vem de encontro com a tradição diplomática do país. “O Brasil tem uma tradição de buscar soluções pacíficas em controvérsias. A tradição brasileira é a da busca por consenso através do diálogo e da negociação, dando voz a ambas as partes do conflito. Isso não significa que o Brasil esteja tomando uma posição de indiferença e pouco caso em relação ao povo ucraniano”, aponta.
Na última sexta-feira (25), o Brasil votou a favor da resolução do Conselho de Segurança que demandava o cessar-fogo imediato da Rússia. Países como China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram do voto.
O g1 procurou o Itamaraty sobre o conhecimento a respeito do boicote e a decisão por não deixar a sala durante as falas do ministro russo, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Foto: SALVATORE DI NOLFI / POOL / AFP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial