Neymar pode jogar na estreia das eliminatórias; TAS julga até o dia 5

Publicado em 3 de outubro de 2015

A próxima semana será decisiva para a CBF saber se contará ou não com Neymar nos dois primeiros jogos da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra o Chile, no dia 8 de outubro, em Santiago, e diante da Venezuela, no dia 13, em Fortaleza. Na quinta-feira, o advogado Marcos Motta vai apresentar a defesa do jogador em painel no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), em Lausanne, na Suíça. A expectativa é que o resultado seja divulgado até o dia 5 de outubro, três dias antes da estreia do Brasil na competição. O craque foi punido pela Conmebol por quatro jogos após confusão e expulsão na derrota por 1 a 0 para a Colômbia, pela fase de grupos da Copa América.
Ao GloboEsporte.com, o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, explicou que a intenção da CBF não é diminuir a pena de Neymar, punido com quatro partidas – dois jogos foram cumpridos na Copa América. A ideia da entidade é que o regulamento da competição, disputada no Chile em 2015, seja cumprido. E a defesa vai se basear no regulamento da Conmebol, que diz que a punição seria estendida para a outra edição do torneio continental e não para jogos das eliminatórias da Copa da Rússia.
– Vou fazer uma síntese da nossa defesa. As regras da competição foram aprovadas pela Conmebol e assinada pelas federações. E o regulamento dizia que as suspensões que não fossem cumpridas numa mesma edição passariam para a outra, ou seja, a Copa América de 2016. Se soubéssemos que fosse para cumprir nas eliminatórias, nós poderíamos nem colocar os principais jogadores para atuar. O próprio membro do órgão disciplinar da Conmebol nos disse que ele cumpriria em outra edição da competição – afirmou Carlos Eugênio, referindo-se a Caio Rocha, presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol.
O artigo ao qual Carlos Eugênio Lopes se baseia é o 112 (cláusula 2/item D) do Regulamento Disciplinar da Conmebol. O testo diz o seguinte: “uma suspensão que não se possa cumprir durante a Copa América se estenderá automaticamente à Copa América seguinte.”
O problema é que dias após a suspensão do jogador da seleção brasileira, a Fifa enviou documento à Conmebol informando que todas as punições que não fossem cumpridas no torneio deveriam ser aplicadas nas eliminatórias. Além de Neymar, o chileno Jara e o uruguaio EdinsonCavani também terão de cumprir suspensão nos primeiros jogos de suas seleções.
Consultado, Marcos Motta afirmou que o caso de Neymar é atípico. Segundo ele, a decisão que será tomada até o dia 5 deverá mudar os regulamentos das competições daqui por diante.
– É um caso novo, tem uma hierarquia de regulamentos. A suspensão é pano de fundo. É um julgamento que pode ter reflexo em regulamentos futuros, inclusive na Copa do Mundo – disse Marcos Motta, que embarca para a Suíça nesta terça-feira.
Motta explicou ainda que serão três auditores que julgarão o caso: um inglês, um grego e um suíço. Além disso, o advogado brasileiro revelou que a Fifa vai enviar dois representantes de seus comitês de disciplina e apelações para participarem do painel, algo que não é comum nesse tipo de situação.
– O painel se reúne de maneira excepcional. A Fifa está enviando dois diretores. Vamos aguardar para ver como o caso será analisado.
No programa “Bem, Amigos”, exibido na última segunda-feira, o diretor de Seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga admitiram a possibilidade de contar com Neymar na estreia das eliminatórias. O dirigente, inclusive, voltou a explicar que o jogador poderia ser convocado na véspera da partida. Na convocação, ele já havia falado sobre o caso.
– Um dia antes somos convidados para fornecer a lista dos jogadores que vão para o jogo. Esse é o prazo. Tem o problema da obrigatoriedade dos clubes. Primeiro é feita uma convocação por telefone e depois de maneira oficial para que o clube libere o jogador fora do prazo da convocação – explicou o dirigente.
Nesta segunda-feira, a CBF, inclusive, divulgou o perfil dos jogadores que vão disputar as duas partidas das eliminatórias. “Apenas” 22 nomes constam no grupo, sinal de que o 23º inscrito para os compromissos diante de Chile e Venezuela poderá ser o atacante Neymar.
Globoesporte

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial