Furacão Milton é rebaixado para categoria 1, mas deixa destruição e mortes, nos EUA
Publicado em 10 de outubro de 2024O estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi atingido pelo furacão Milton às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira (9). Esperava-se que ele fosse o mais forte a atingir o estado desde 2005, mas perdeu força quando chegou ao solo e foi rebaixado para a categoria 1, a mais fraca na escala que vai até 5.
Mesmo com a diminuição de intensidade, os ventos — que chegaram a 200 km/h — causaram muitos estragos ao estado, como apagões, quedas de árvores, destruição de casas e inundações.
Até o final desta manhã, 9 mortes foram confirmadas em duas cidades: St. Lucie e Volusia County. Várias pessoas foram levadas para hospitais e há dezenas de resgatados, segundo informou o Corpo de Bombeiros de St. Lucie à NBC News. Cerca de 3 milhões de pessoas estão sem energia no estado norte-americano.
“Na minha vizinhança há várias pessoas sem energia em suas casas e isso vai continuar durante dias”, disse à NBC News Brian Martin, de 22 anos. Ele mora na cidade de Casselberry, no condado de Seminole.
Milhares de famílias deixaram suas casas após serem avisadas pelo governo. A expectativa era a de que o furacão Milton fosse o mais poderoso em 100 anos e que chegaria ao solo na categoria 5, o que acabou não acontecendo.
Foto: Reprodução Facebook
R7