Vereadora Jô Oliveira homenageia escritor Itamar Vieira Junior com Medalha Arnaldo França Xavier na abertura da 7ª edição da FLIC
Publicado em 11 de novembro de 2024A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) entregará durante a abertura da 7ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande (FLIC), a Medalha Arnaldo França Xavier ao renomado escritor Itamar Vieira Junior. O evento acontece no Clube Campestre, nesta segunda-feira, 11 de novembro, a partir das 19h30.
A Medalha Arnaldo França Xavier, criada em setembro de 2021 por meio de um Projeto de Resolução de autoria da vereadora Jô Oliveira, reconhece a atuação de pessoas negras na luta contra a discriminação racial e religiosa, além de promover a valorização da Literatura Negra e da Cultura Afro-Brasileira.
Em 2024, Itamar Vieira Junior foi agraciado com o prêmio francês Montluc Résistance et Liberté pelo livro “Torto Arado”. Sua mais recente publicação, *Salvar o Fogo*, é finalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Romance Literário. Esta será a primeira vez que o escritor visitará Campina Grande. Itamar tem utilizado sua obra para discutir questões como desigualdade, racismo e as lutas das comunidades rurais.
A vereadora Jô Oliveira ressaltou a importância de homenagear alguém com uma visão tão comprometida com as causas sociais e a defesa dos direitos dos povos oprimidos: “Esse é o tipo de literatura que precisamos celebrar. Itamar escreve sobre vidas e lutas que dialogam diretamente com as realidades da nossa cidade e da nossa gente. Sinto-me profundamente honrada em fazer parte deste momento”, afirmou Jô.
A programação da noite contará também com o sarau “Campina Grande em Versos e Rima”, que reunirá os poetas Lau Siqueira, Adília Uchôa, Jéssica Preta e Anne Karolynne.
A FLIC é o principal movimento literário da Paraíba, dedicado a formar um público leitor engajado de forma gratuita e permanente. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos que envolvem estudantes, professores e a formação de novos leitores, movimentando a cidade de Campina Grande.
Durante a semana, a FLIC levará atividades literárias para 18 escolas da rede pública de Campina Grande, com oficinas literárias e os projetos Leitura Viva, Repórter Literário e Cine Enem. Nos dias 15 e 16, no CineTeatro São José, ocorrerá o ColaBora FLIC, uma feira criativa que reúne empreendedores da economia criativa com opções de livros, artesanato e gastronomia.
O encerramento da FLIC será no dia 17, no Parque da Criança, das 9h às 12h, com atividades voltadas ao público infantil, incluindo teatro, contação de histórias e lançamento de livros.
A FLIC 2024 é realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público do Trabalho, Empresa Paraibana de Comunicação, Clube Campestre e Editora Paulus.