Alcantil comemora 31 anos de emancipação política, com novas idéias e novo rumo

Recentemente, no último 29 de abril, o município de Alcantil completou 31 anos de emancipação política e houve um grande evento para comemorar a data, incluindo missa, desfile, shows culturais, além de jogos esportivos. A festa aconteceu no período de 25 a 29 e incluiu também entrega de obras, como a nova creche municipal, e apresentação de novos projetos, a exemplo da revitalização de praças.
O atual prefeito, Cícero Fernandes do Carmo, costuma dizer que a história do município é motivo de orgulho para os alcantilenses e que a administração da cidade cada vez mais procura novas idéias para que o município tenha novos rumos. Aliás, este é o criativo slogan do governo Cícero Fernandes: novas idéias, novo rumo. O reconhecimento popular, com 88% de aprovação da atual administração, mostra isso. A exemplo do que aconteceu também na última eleição, quando o prefeito obteve 74% dos votos válidos.
A animação musical da emancipação política de Alcantil ficou por conta dos artistas Tatiana Girl, Vanessa Candeia e Fábio Guimarães, que conseguiram atrair um grande público durante suas apresentações.




HISTÓRIA
Alcantil, no estado da Paraíba, foi emancipado do município de Boqueirão em 29 de abril de 1994. A cidade tem uma história rica e um povo orgulhoso de suas raízes, e a festa de aniversário é um momento de grande celebração para todos. Em 1948, passou a chamar-se Alcantil. Com emancipação do município Boqueirão (então denominado de Carnoió) passou a ser distrito deste município, de acordo com a lei estadual nº 2078, de 30 de abril de 1959. Em 1994, foi emancipado pela Lei nº 5.926 de 29 de abril do mesmo ano, constituído do distrito sede. É um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana de Campina Grande.
Segundo o historiador alcantilense, João Bosco Barbosa Filho, os primeiros moradores de Alcantil foram os índios cariris, assentados no aldeamento no lugar denominado Poço da Pedra do Altar, conforme pode ser atestado por inscrições gravadas com tinta vermelha na mata. Este aldeamento localizava-s à margem esquerda do Rio Paraíba.
Por volta de 1850, intensificou-se o povoamento da região, sobretudo por mestiços e negros, provindos do Sertão paraibano, Rio Grande do Norte e do litoral de Pernambuco. A primeira igreja, datada de 1876 e dedicada a Nossa Senhora da Piedade, foi construída no sítio Piedade, construída por uma família potiguar, chamada de Beatos. Já no ano seguinte foi concluída a Igreja de São José, no sítio Pedra Bonita, construída por uma negra oriunda dos canaviais pernambucanos.
GEOGRAFIA
Sua sede está às margens da BR-104, a meio caminho entre Campina Grande e Caruaru. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2008 sua população era estimada em 5.239 habitantes. Área territorial de 305 km². O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O município está inserido na unidade geoambiental das Superfícies Dissecadas Diversas, com relevo bastante movimentado, moderadamente dissecados, com solos pobres e rasos, exceto nos vales estreitos e profundos.



