Foto de Lula e Trump gera 678 mil menções e ultrapassa recorde da imagem do presidente de sunga, com Janja

De acordo com o instituto, a publicação superou a imagem de agosto de 2021, em que Lula aparece de sunga, abraçado à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que registrou 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções nas redes sociais.
A pesquisa aponta ainda que o registro feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert teve o maior engajamento do mês nos perfis oficiais do presidente.
“É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção à Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando”, avalia Felipe Nunes, diretor do instituto.

“O encontro Lula–Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”.

Veja os números da foto Lula-Trump:
Instagram
• 1 milhão de curtidas;
• 65,8 mil comentários.

Facebook
• 92 mil curtidas;
• 17,4 mil comentários;
• 12 mil compartilhamentos.

X (Twitter)
• 90 mil curtidas;
• 3,6 mil comentários;
• 12 mil compartilhamentos.

TikTok
• 14,4 mil curtidas;
• 617 comentários;
• 991 compartilhamentos.

De acordo com a Quaest, 54% das menções à imagem foram neutras, 26% positivas e 20% negativas.
O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de outubro de 2025 com base em monitoramento de menções sobre o encontro de Lula e Trump nas principais redes — X (Twitter), Instagram, Facebook, TikTok, Reddit e YouTube — e em portais de notícias.

Foto: Montagem/g1
G1

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *