Durante eleição que aconteceu durante todo o dia desta sexta-feira, 2, os jornalistas de Campina Grande elegeram a nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa (ACI), para o biênio 2025/2027. O pleito aconteceu na sede provisória da entidade, onde funciona a Facma/Teatro Elba Ramalho e foi finalizado às 17h, com a totalização dos votos pelos membros da Comissão Eleitoral, presidida por Wilton Maia Velez, dirigente do Stiupb.
Apurados os votos, o resultado foi o seguinte: Chapa eleita: “ACI Sempre Unida”; foram 170 jornalistas aptos ao voto, com 148 votantes, o que equivale a 87% do total. Não houve nenhum voto branco ou nulo.
João Pinto Neto foi reeleito para um novo mandato, enquanto o seu vice será o jornalista Josué Cardoso, um outro veterano da imprensa, com 40 anos de jornalismo completados neste ano.
A posse da nova diretoria não tem data marcada, mas será no começo de junho, em plena efervescência do Maior São João do Mundo.
A ELEIÇÃO
O dia da eleição foi movimentada em Campina Grande, desde a 8h da manhã que começou a movimentação na sede da ACI. Foi um dia para reencontros de profissionais que amam a profissão que abraçaram.
De frente à galeria com as fotos dos presidentes anteriores, os jornalistas relembraram momentos que viveram ao longo de suas trajetórias: “E instantes como esses não tem preço. Iremos realizar encontros com a categoria com mais frequência, para que possamos nos confratenizar “, disse João Pinto.
Além da urna fixa, a ACI disponibilizou uma urna itinerante, que percorreu as empresas de comunicação, em busca dos votos daqueles que não puderam comparecer à entidade.
O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Werick, fez questão de se deslocar de João Pessoa até Campina Grande, exclusivamente para prestigiar o amigo João Pinto, que presidiu a API por quatro mandatos.
Terminado o pleito, João Pinto disse que sua luta no novo mandato será para que a ACI conquiste sua sede própria.
Josué Cardoso afirmou que, na condição de vice, irá unir esforços para que novas parcerias sejam feitas com a ACI, a exemplo da que foi feita com o SESC Paraíba.
Na condição de presidente da Comissão Eleitoral, Wilton Maia disse que foi uma honra colaborar com a ACI: “João Pinto e Josué são dois grandes amigos e vou continuar colaborando para que a entidade consiga superar os desafios que surgiram após a perda da sede própria”.
CONFIRA A NOVA DIRETORIA DA ACI
Presidente: João Pinto Neto
Vice-presidente: Josué Cardoso
1º Secretário: Severino Lopes
2º Secretário: Fernanda Sousa
1º Diretor Financeiro: Astrogildo Pereira
2º Diretor Financeiro: Manoel Rocha
Diretor de Patrimônio: Anchieta Bernardino
Diretor de Cultura: Thomas Bruno
Vice-Diretor de Cultura: Geovanes Antônio
Diretor de Esporte e Lazer: Joãozito Silva
Vice-Diretor de Esporte e Lazer: Abílio José
Diretor de Relações Públicas: Magdônia Alves
Vice-Diretor de Relações Públicas: Vanildo Silva
CONSELHO ADMINISTRATIVO:
Presidente: Carlos Magno
Secretário: Renato Diniz
Vogal: Edgar Fernandes
Suplente: Marcos Video
Suplente: Kaique Henrique
CONSELHO FISCAL:
Presidente: Bastos Farias
Secretário: Jota Sales
Vogal: Apolinário Pimentel
Suplente: Ana Cláudia Papes
Suplente: Edil Francis
CONSELHO DE ÉTICA:
Presidente: Josusmar Barbosa
Secretário: Neide Nascimento
Vogal: Kennedy Sales
Suplente: Geovanne Santos
Suplente: Luciano Santos