Bancada do PP quer que Maranhão renuncie à presidência da Câmara

Publicado em 10 de maio de 2016

A bancada do PP decidiu nesta terça-feira (10), em reunião, negociar com o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que renuncie ao cargo de primeiro vice-presidente, para que haja nova eleição para o posto. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) levou a proposta a Maranhão e disse que o PP vai aguardar uma resposta até esta quarta (11).
“Pedi a ele que renuncie à vice-presidência. Ele disse que iria pensar e que daria resposta até a manhã de quarta”, disse o parlamentar. O líder do PP na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou que a bancada vai tentar convencer Maranhão a renunciar.
“Se decidiu o encaminhamento para a Executiva Nacional, para que ela delibere sobre o processo de expulsão. A Executiva Nacional é que vai fazer essa avaliação. A outra proposta aprovada é a possível saída negociada com o próprio parlamentar, para que se possa haver até a própria renúncia, com o partido substituindo o vice-presidente com nova eleição”, afirmou.
As condições de Maranhão de presidir a Câmara se deterioraram depois que ele tentou anular a decisão da Casa de dar continuidade ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Diante da forte repercussão negativa da medida, Maranhão revogou a própria decisão, na madrugada desta terça.
Segundo interlocutores, Maranhão decidiu revogar a própria decisão após conversar com integrantes da Mesa Diretora e deputados do PP, partido ao qual é filiado.
Na época da votação no plenário da Câmara, o PP fechou questão pela aprovação da continuidade do processo de afastamento. Quando há o fechamento de questão, deputados podem ser punidos se descumprirem a decisão partidária. Apesar disso, Maranhão votou contra a continuidade do impeachment.
Nesta segunda (9), a cúpula do PP se surpreendeu com a decisão do presidente interino da Câmara de tentar anular a votação em plenário e reagiu convocando para esta terça reunião da Executiva Nacional, para decidir se expulsa ou não o deputado da sigla.

Outras possibilidades
Enquanto o PP tenta uma saída negociada com Maranhão, líderes de outros partidos estudam uma forma de afastar o deputado da presidência interina da Câmara. Segundo líderes do PMDB, PP e PPS, uma opção discutida é plenário afastar Maranhão da primeira vice-presidência. Neste caso, assumiria a presidência interina da Câmara o segundo vice-presidente, Fernando Giacobo (PR-PR).
“Na Casa legislativa, o plenário é soberano. Acho que há fundamento para o plenário, se tiver maioria, decidir. Pode decidir afastá-lo da posição de interino. Tirá-lo das funções de vice-presidente”, disse o líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ).
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial