Com doença degenerativa, Felipe joga vôlei de praia e tenta superar as dores
Publicado em 24 de dezembro de 2015O cearense Felipe Rodrigues, de 32 anos, descobriu que tinha uma doença degenerativa no fim de 2011, chamada polineurite (inflamação de múltiplos nervos). A doença é autoimune – quando o sistema imunológico ataca e destrói células e órgãos saudáveis do corpo humano por engano. Natural de Fortaleza, o jogador está no Rio de Janeiro há dois meses para terminar o tratamento e não parou de praticar vôlei de praia. Atuando à base de remédios, Felipe marcou presença na etapa da Ilha do Governador dos Jogos Cariocas de Verão, que foi realizada na Praia da Bica.
– A polineurite acaba fazendo por aparecer nódulos na minha pele e isso dói muito quando a bola bate, principalmente no frio. Alguns remédios também limitam muito a minha parte física, mas eu nunca pensei em deixar de jogar vôlei de praia. A pior parte da doença é deixar de comer alguns alimentos que eu gosto muito, como camarão e churrasco – contou.
Participar de eventos estimulam Felipe a seguir em frente e não se entregar. Para o cearense, treinar e jogar com dores faz parte da rotina. Em quadra, ele virou um exemplo de superação.
– Já me acostumei com a dor que sinto por causa da doença. A superação é enorme e tem que ser dia a dia. O amor pelo esporte é maior do que a dor. Poder praticar o vôlei de praia todo dia me faz querer ainda mais no dia seguinte. Se não fosse pelo esporte, acho que a doença já tinha vencido – afirmou o atleta.
Sobre os Jogos Cariocas de Verão
Do surfe à escalada, serão 24 modalidades, sendo 12 delas competitivas e 12 de lifestyle, disputadas em três cidades diferentes. Após as etapas em Búzios, Ilha do Governador e Niterói, é a vez de o Rio sediar o evento em janeiro.
Do dia 08 ao 31, acontecem as finais e etapa lifestyle das modalidades de ciclismo, asa delta, parapente, highline, trickline, trekking de regularidade, natação, SUP Race, kitesurf race, bodysurf, frescobol e altinha. As competições acontecem nas praias de São Conrado, Joatinga, Copacabana e Ipanema. Mais informações no site oficial.
Globoesporte