Em audiência na CAE com participação de Raimundo Lira, secretário da Fazenda revela motivos de crise nas contas dos Estados
Publicado em 1 de maio de 2016Em audiência pública que contou com a participação do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) debateu esta semana sobre a crise nas contas dos estados e proposta de socorro da União.
Durante a audiência, os senadores da Comissão ouviram atentamente as explicações do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira. Para ele, o crescimento dos gastos com folha de pagamento contribuiu para a deterioração das contas dos estados.
O economista disse ainda que uma mudança no cálculo da dívida dos estados com a União pode causar rombo nas contas do governo. Segundo ele, se o Supremo Tribunal Federa (STF) confirmar a troca de juros compostos pelos juros simples no cálculo das dívidas estaduais, a União vai ficar com um rombo de mais de R$ 313 bilhões.
De acordo com a Agência Senado de Notícias, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) presidente da CAE, que tem trabalhado em sintonia com o senador Raimundo Lira, revelou que o Ministério da Fazenda já propôs um alongamento no pagamento que permitiria uma redução da dívida.
Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB