Fernando Reis sobra diante dos rivais e fatura o tricampeonato do Pan no levantamento de peso

Publicado em 31 de julho de 2019

Vindo de uma cirurgia no joelho no fim do ano passado, Fernando Reis esteve longe das suas melhores marcas no levantamento de peso, que são 201kg no arranco e 240kg no arremesso. Mesmo assim, o brasileiro, quarto lugar no Mundial do ano passado, mostrou que segue absoluto nas Américas. Nesta terça, em Lima, ele conquistou o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos ao levantar 190kg no arranco e 230kg no arremesso, num total de 420kg, 21kg a mais que o segundo colocado – em Toronto 2015, ele venceu com uma diferença de 51kg para o medalhista de prata.
A prata dos Jogos de Lima ficou com o cubano Luis Manuel Lauret, que ergueu 181kg no arranco e 218kg no arremesso. Completou o pódio da categoria acima de 109kg o mexicano Raul Manriquez, com 175kg de arranco, 218kg de arremesso e 393kg de total.
– Me senti muito bem, confesso que estava receoso antes da prova. Estou no caminho certo e consegui testar o joelho. A gente passou por um processo bem complicado com a cirurgia. O COB me deu todo o respaldo. Mostra que estamos no caminho certo para o Mundial e a Olimpíada – disse Fernando.
Com apenas quatro concorrentes na luta pela medalha, todos com pedidas de peso mais baixas que as suas, Fernando Reis dependia apenas de si para chegar ao ouro. O paulista abriu sua série do arranco com 180kg, devidamente erguidos. A superioridade do brasileiro era tanta que, quando ele abriu a sua série, três dos quatro concorrentes já haviam realizado todas as suas três tentativas da prova.
Após ver o cubano Luis Manuel Lauret erguer 181kg, Fernando pediu 185kg em sua segunda tentativa. Confirmada a marca, o brasileiro ainda ergueu 190kg em seu terceiro arranco, ampliando ainda mais a diferença na liderança – Lauret também pediu 190kg, mas falhou no movimento.
Restava apenas a prova do arremesso para Fernando Reis confirmar o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos. A primeira pedida do brasileiro foi 212kg. Fernando ergueu com facilidade. Sem ter a sua liderança ameaçada, o paulista ainda levantou 220kg e 230kg, sua marca final. Brigando com Raul Manriquez pelo segundo lugar, coube a Luis Manuel Lauret garantir a prata com um arranco de 218kg.
– Agora a minha meta é abrir a cabeça, porque a parte psicológica é complicada. O medico fez um bom trabalho. Saio da competição bem fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo é conquistar o mundo – finalizou Fernando Reis.
Foto: Foto: Wander Roberto / COB
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial