FIEP sedia Seminário de Aprendizagem em Campina Grande
Publicado em 20 de setembro de 2016Aconteceu em Campina Grande, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o Seminário “Aprendizagem em Foco”, que teve origem a partir da criação do Fórum Estadual da Aprendizagem da Paraíba (FEAP) – sob uma coordenação colegiada integrada pela PRT – Procuradoria Regional do Trabalho – 13ª Região, SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, SENAI, IEL, SENAT, SENAC e Pia Sociedade de Pe. Nicolla Mazza.
Criado através de portaria emitida pelo Ministério do Trabalho, o fórum deu origem ao seminário que tem o objetivo de promover o debate sobre a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho e desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização para o cumprimento da lei do aprendiz.
Tanto o fórum quanto o seminário, busca promover um diálogo com as áreas de recursos humanos das empresas e instituições empregadoras e a sociedade em geral, sobre a proposta do programa de aprendizagem, enfocando a sua importância na formação profissional dos jovens para o ingresso no primeiro emprego e na formação do capital humano das empresas.
Três palestras fizeram parte da programação do Seminário “Aprendizagem em Foco”. A primeira abordou o tema “A importância da aprendizagem: aspectos relevantes da construção do perfil profissional dos jovens” e foi ministrada pela psicóloga e vice-coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Thais Augusta Oliveira.
A analista de aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, Cariza Nalian Brandão, proferiu a palestra sobre o tema “Legislação da Aprendizagem Profissional”.
Por último, a procuradora do Ministério do Trabalho, Maria Edlene Lins Felizardo, ministrou a palestra sobre “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, um assunto recorrente nas empresas e que pode gerar problemas judiciais tanto para o empregador como para o colaborador da empresa ou instituição.
Ao final das palestras, houve um momento para debate, onde os palestrantes convidados do seminário, responderam perguntas, esclarecendo dúvidas sobre situações cotidianas que envolvem a contratação dos jovens aprendizes que estão ingressando no mercado de trabalho.
FONTE: Da Redação com Ascom