Programa habitacional Cidade Madura continua em destaque na imprensa nacional
Publicado em 26 de junho de 2016O programa habitacional Cidade Madura, criado pelo Governo do Estado para atender exclusivamente pessoas idosas, continua atraindo a atenção da imprensa nacional. Em sua série de reportagens sobre como vivem os idosos no Brasil e no mundo, o Jornal Hoje, da TV Globo, destacou que a Paraíba já conta com três condomínios desse tipo e que as casas são cedidas aos idosos até que eles decidam sair do local.
A matéria mostra ainda toda a assistência que é prestada ao idoso residente no Cidade Madura, a exemplo do atendimento médico, bem como a infraestrutura disponibilizada para promover o bem-estar daqueles que já passaram dos 60 anos, oferecendo segurança e, principalmente, independência aos moradores. Tudo atestado e aprovado pelo casal de idosos residente no local, Seu José e Dona Iara, personagens da reportagem.
O primeiro condomínio do programa Cidade Madura foi inaugurado em junho de 2014 em João Pessoa. Desde que foi inaugurado, o condomínio vem atraindo a atenção da imprensa nacional, a exemplo da revista Planeta, do Portal Terra, e ganhou o Prêmio Selo de Mérito 2015, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).
O Cidade Madura conta com 40 unidades habitacionais (com área de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas. O residencial possui também guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade. Outros dois condomínios no mesmo modelo já foram entregues em Campina Grande e Cajazeiras.
A reportagem do Jornal Hoje pode ser conferida no endereço eletrônico http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/06/serie-de-reportagens-mostra-como-vivem-os-idosos-no-brasil-e-no-mundo.html