Racionamento em CG e mais oito municípios da região reduz em mais de 30% consumo de água
Publicado em 9 de julho de 2015O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 municípios no Agreste paraibano, feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já resultou numa redução do consumo em 30,5% do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). O balanço, divulgado pela empresa, é referente aos primeiros 24 dias do novo racionamento, que passou de 36 para 60 horas semanais, na tentativa de prorrogar ao máximo o uso da água do volume morto do reservatório, previsto para ocorrer em novembro ou dezembro deste ano.
De acordo com o gerente regional da Cagepa, Simão Almeida, em maio o sistema adutor retirou 2,2 milhões de metros cúbicos de água do reservatório, enquanto que no mês de junho esse consumo foi reduzido para 1,9 milhão.
“No mês de junho a economia foi além do que a gente previa, pois os dados englobam 24 dias. Com o acréscimo do consumo dos turistas que estavam na cidade durante o São João, a gente esperava que a economia nesse primeiro momento não passasse de 28%, mas, felizmente, conseguimos ultrapassar esse percentual”, destacou Simão, ao lembrar que no regime anterior, de 36 horas, a média mensal de economia era de 20%.
O gerente também afirmou que para os próximos meses a Cagepa espera manter essa média de economia, já que o consumo tende a ser menor durante o inverno. Além dessas nove cidades, Boqueirão também abastece outros 10 municípios, através do Sistema Integrado do Cariri, que também passou a enfrentar racionamento semanal de 36 horas no dia 6 de junho. No caso desse sistema, a economia do consumo obtida no mês de junho ainda não foi contabilizada pela Cagepa, que deve divulgar esses dados nos próximos dias.