Secretaria de Saúde inicia combate ao mosquito da dengue com carro fumacê
Publicado em 28 de julho de 2015A Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia nesta terça-feira, 28, a utilização do carro fumacê para combate à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do Zykavírus e da Chikungunya. O trabalho de pulverização começa pelo bairro das Malvinas, que apresentou índice de 10,5% no terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa).
A ação será realizada em vários outros bairros, assim como os mutirões que estão acontecendo para conscientizar as pessoas para a necessidade de prevenção. “É necessário que as pessoas deixem as portas e janelas abertas para que o fumacê consiga atingir o máximo de imóveis”, explicou a Coordenadora de Vigilância Ambiental e Zoonoses do município, Rossandra Oliveira.
O último Liraa registrado foi de 7,6% na cidade. Os mais de 200 Agentes de Combates às Endemias, 25% a mais do que o Ministério da Saúde recomenda como mínimo para o município, estão fazendo o trabalho de borrifação, peixamento nas cisternas, tampando caixas e reservatórios, limpando vasilhames e aplicando lavircida, além do trabalho educativo. “Estamos com risco de transmissão alto e, por isso, a população precisa ajudar neste combate”, disse Rossandra.
Rossandra explicou que alguns bairros, como o Catolé, têm índices não tão altos de infestação do mosquito, mas apresentam muitos casos de doentes confirmados ou de casos notificados. “Também é importante que as pessoas com suspeita da doença procurem as unidades de atendimento em saúde para fazermos levantamentos mais precisos e elaborar as estratégias para as atuações de combate”, explicou.
A população pode colaborar para dificultar a proliferação do mosquito informando à Secretaria sobre os focos por meio do Disque-Dengue (3322-5076). Outra possibilidade de interação criada este ano foi o Denguezapp. Os moradores da cidade podem enviar fotos e vídeos dos locais infestados pelo 99991-0553.