Vacinação antirrábica começa na zona rural e “dia D” será em 28 de novembro
Publicado em 18 de novembro de 2015A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio da Direção de Vigilância Sanitária, realiza no dia 28 de novembro o “dia D” de vacinação antirrábica na cidade. A vacina será ofertada das 7h às 17h sem intervalo em 80 Unidades Básicas e Centros de Saúde distribuídos nos oito Distritos Sanitários do município.
A meta da campanha 2015 é imunizar 61.874 animais contra a raiva, sendo 41.614 cães e 20.260 gatos. Cerca de 300 servidores da saúde estarão envolvidos no trabalho. Desde o fim de outubro, a vacinação já está sendo realizada na zona rural de Campina Grande com equipes do Centro de Controle de Zoonoses que visitam as casas nos sítios e aplicam a vacina nos animais.
“O objetivo é não deixar nenhum bicho sem ser vacinado porque esta maneira é imprescindível para manter o controle da doença na cidade, já que a raiva pode ser transmitida do cachorro ou do gato para o humano. Qualquer cão ou gato com mais de três meses pode receber a injeção e os donos terão que levar o cartão de vacinação dos animais, caso já tenham”, disse a Coordenadora de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria, Rossandra Oliveira.
O Centro de Zoonoses em Bodocongó também oferece a vacina para quem for até o local de segunda a sexta-feira. Além disso, os animais que chegam ao local são imunizados e este ano foi construída a sala de cirurgia, que permite a realização de castração em até 10 animais por dia. “Assim nós conseguimos conter o aumento populacional dos animais nas ruas que em Campina Grande é de cerca de 10% ao ano e, consequentemente, também controlar a raiva”, disse Rossandra.