Vereadora Jô Oliveira articula diálogo entre representantes da ocupação Luiz Gomes e secretarias da gestão municipal

Publicado em 22 de agosto de 2021

Na última sexta-feira (20), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) buscou intermediar um diálogo entre representantes da ocupação Luiz Gomes, no bairro do Jardim Paulistano, e representantes de algumas secretarias municipais. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal com o objetivo de encaminhar algumas demandas das pessoas envolvidas na ocupação e também tratar da situação do espaço, uma vez que há uma ação para reintegração de posse do terreno.
Participaram do diálogo o representante da ocupação, Edvan Lucas, juntamente com a advogada Thamires da Costa, e o prof. Faustino da UFCG, que integra uma unidade de defesa popular, e que se voluntariaram para auxiliar o movimento de ocupação; por parte da gestão pública participaram da reunião o procurador geral do município, Aécio Melo; o secretário de Assistência Social, Valker Neves; o secretário executivo de Planejamento, Túlio Duda Paz; e a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), Maria Núbia Oliveira, representando a Secretaria de Saúde do município.
Na conversa foi tratado: do acesso das famílias a serviços de assistência que antes eram oferecidos pela prefeitura municipal e que foram interrompidos, como a distribuição de cestas básicas; do acesso ao posto de saúde que atende à região, para que possam ter esse acompanhamento tão importante, sobretudo nesse momento de pandemia; da situação das famílias que integram a ocupação, já que existe uma ação judicial por parte da prefeitura para reintegração de posse do terreno, onde já estava previamente planejada a construção de um conjunto popular habitacional.
O procurador do município, Aécio Melo, falou que é interesse da gestão municipal que essas famílias possam ser colocadas em condições dignas de moradia.
“Estamos à disposição para dialogar com a população. Existem conjuntos habitacionais com possibilidades concretas de construção, naquela área e em outros setores da cidade, e é interesse da gestão que essas famílias possam ser colocadas em condições dignas de moradia. Vamos buscar dialogar nesse sentido”, afirmou durante a conversa.
Como encaminhamento dessa conversa, deve acontecer uma visita desses representantes das secretarias municipais à ocupação Luiz Gomes, no próximo dia 30 de agosto, para que possam conhecer melhor a situação e as demandas de quem está residindo ali, além do envio do cadastro de todas as famílias que hoje estão no local para que a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, possam buscar a garantia de alguns serviços à essa população.
Para a vereadora Jô Oliveira o momento foi muito produtivo, possibilitando que as demandas das famílias que estão na ocupação fossem ouvidas pelo poder público municipal.
“O diálogo para nós é o caminho para buscar soluções. Por isso reunimos aqui representantes da ocupação, junto com alguns representantes do poder público municipal, e vamos buscar aprofundar esse diálogo. Com a visita ao local acho que poderemos avançar ainda mais nesse sentido, buscando garantir alguns direitos a essas pessoas, como o acesso a saúde e a serviços de assistência social, que são mais urgentes, e aprofundar o debate quanto a possibilidade de garantir a essas famílias uma moradia em condições dignas”, destacou Jô Oliveira.
Ocupação Luiz Gomes – Localizada no bairro Jardim Paulistano, a ocupação Luiz Gomes conta com cerca de 180 famílias que estão residindo no local em situação de vulnerabilidade. A maioria dessas famílias se deslocou para o espaço após perder sua renda em decorrência da pandemia, ficando impossibilitadas de pagar o aluguel e manter suas necessidades básicas, por isso muitas sobrevivem da coleta e venda de material reciclável. Um reflexo do problema de falta de moradia que se intensificou nesse período de crise sanitária e econômica. A ocupação, que recebeu o nome de Luiz Gomes em homenagem a um dos moradores do local que faleceu de Covid-19, existe há mais de um ano e as famílias buscam um diálogo com o poder público com o objetivo de obter o direito à moradia.

Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial