1ª Unidade móvel de energias renováveis do Nordeste é entregue pelo Senai e o MPT em Campina Grande

Publicado em 27 de outubro de 2019

Nesta sexta-feira, 25/10, a cidade de Campina Grande, que é reconhecida pelo seu pioneirismo, quando se trata de inovação e tecnologia, sediou no SENAI da Prata, o lançamento da 1ª Unidade Móvel de Energias Renováveis do Nordeste, e a 2ª do Brasil.
A estrutura foi apresentada ao público pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, e pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda, durante a manhã de hoje, numa solenidade que marcou o encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, e que reuniu a diretora Regional do SENAI, Marinalda Adjuto, instrutores e alunos da Instituição.
Equipada com as mais modernas tecnologias na área de energias renováveis, a unidade resultou de uma parceria, firmada pelo SENAI com o Ministério Público do Trabalho, Auttom e Truckvan
A Unidade Móvel de Energias Renováveis será utilizada na capacitação de mão de obra. A estrutura tem capacidade para 16 alunos por turma e conta com uma infraestrutura específica de energia solar fotovoltaica e energia eólica. Entre os diferenciais da Unidade estão as tecnologias como o equipamento Banco de Ensaios de Aerogerador que é o primeiro kit didático desenvolvido no Brasil, e que tem como função simular a operação e manutenção de turbinas eólicas de grande porte, o que permitirá a formação de profissionais para atuar nas grandes usinas de geração de energia do estado da Paraíba.
A primeira cidade da Paraíba a receber a Unidade Móvel será Patos, no sertão. No próximo mês de novembro, será realizado o curso técnico em Sistemas de Energia Renovável no município. O curso tem carga horária de 1200 horas, ou cerca de um ano e meio.
Na Unidade Móvel serão realizados também cursos de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos (300h); Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (32h); Tecnologia em Energia Eólica (40h); e Eletricista Instalador para acesso a Energia (160h).

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial