46 milhões de americanos recebem vale alimentação. Neste ano, o presidente americano anunciou a elevação do pagamento em 15%

Publicado em 14 de setembro de 2021

O vale alimentação agrega benefícios aos cidadãos, não só no Brasil, mas também em outros países com sistemas econômicos mais desenvolvidos e consolidados, como é o caso dos Estados Unidos.

Neste ano, o presidente americano Joe Biden anunciou a elevação do pagamento em 15% dos benefícios pagos pelo Programa de Assistência à Nutrição Suplementar (SNAP, na sigla em inglês).

O principal objetivo da medida é assistir aos americanos, no que diz respeito a viabilizar o acesso à itens básicos de assistência. De acordo com as autoridades do governo, a proposta é fazer com que o benefício contemple pelo menos 12 milhões de cidadãos no país.

Além disso, a proposta também do governo americano é viabilizar um pacote fiscal para empresários conseguirem se recuperar em meio a crise econômica, para que eles tenham maior capital de giro para viabilizar benefícios aos colaboradores.

A medida contempla, não só companhias criadas por americanos, mas também imigrantes que vivem legalmente no Brasil.

Importância histórica do vale alimentação nos EUA

Os mecanismos de acesso a produtos alimentícios cumprem um papel importante em levar conforto e bem-estar aos americanos não é de hoje. Em 2011, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 46 milhões de americanos receberam o benefício, percentual que correspondia, até então, a 15% da população.

Na época, um dos fatores para o mecanismo chegar a uma parcela tão expressiva da população foi o desastre natural que ocorreu no estado do Alabama. Cidades desta localidade foram devastadas e o resultado foi a morte de 250 pessoas e 1700 ficaram feridas.

Em função da tragédia, aproximadamente 1,7 milhão de cidadãos receberam cupons para alimentação no Alabama, número mais que duas vezes superior aos 808 mil registrados em 2010.

 

O vale alimentação no Brasil

Tanto o vale alimentação quanto o refeição são regulamentados em solo brasileiro pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Os dispositivos são aceitos em padarias, supermercados, açougues e outros estabelecimentos alimentícios conveniados.

O ponto em comum entre eles é que são disponibilizados mensalmente pelas empresas mensalmente e o objetivo é fornecer ao trabalhador insumos do gênero alimentício.

Entretanto, o vale-refeição é para viabilizar o acesso a refeições prontas, ou seja, para o profissional se alimentar em meio a um intervalo de almoço, horário de lanche, jantar, entre outros momentos que podem variar conforme sua jornada de trabalho.

Já o vale alimentação tem a função de permitir que o profissional compre itens de supermercado, principalmente aqueles que compõem a cesta básica. Isso possibilita ao trabalhador fazer as compras do mês para sua casa, alimentando toda a sua família.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios (ABBT), o serviço regulamentado pelo PAT contempla 40 milhões de pessoas no Brasil.

Foto: Divulgação

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial